Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-5FVDXP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Um procedimento para identificação de oportunidades e definição de conceito de produtos em uma pequena empresa de tecnologia em internet móvel
Autor(es): Bruno Augusto Pfeilsticker
Primeiro Orientador: Lin Chih Cheng
Resumo: A internet é hoje um dos mais importantes meios de troca de dados no mundo. Sua importância para o comércio mundial é crescente, sendo esperado, para os próximos anos, um acréscimo substancial nas transações conduzidas por meio eletrônico. Já a internet móvel possibilita que os usuários possam trocar dados remotamente sem a utilização de cabos. Apesar de ainda não oferecer condições de usabilidade e eficiência adequados apresenta-se como uma tendência mundial, já movimentando bilhões de dólares na comercialização de aplicativos voltados ao entretenimento. Como características do mercado, pelo fato de ser muito novo, não foi ainda definida uma dinâmica de funcionamento do mesmo, o que é agravado pelo rápido ciclo de desenvolvimento de produtos, ou seja dos aplicativos. Como fator complicador há o fato de que a maior parte das idéias de aplicativos são originadas no exterior, e replicadas no mercado nacional, muitas vezes, sem a definição adequada de valor, importância e conceitos de produtos. Por isso se faz necessário que as empresas desenvolvedoras de aplicativos para a chamada internet móvel tenham um processo de desenvolvimento o mais estruturado possível, viabilizando a escolha dos melhores projetos e permitindo uma melhor definição dos conceitos dos produtos desenvolvidos. Como pressuposto desse trabalho propõem-se que as teorias de desenvolvimento de produtos tradicionais, normalmente voltadas às grandes corporações, poderiam ser aplicadas na empresa referida, mediante algumas alterações de conteúdo e profundidade. Pretende-se com esse trabalho propor um procedimento de gestão das atividades de identificação de oportunidades e definição de conceito de produtos, a partir de intervenções em uma pequena empresa de tecnologia em internet móvel. A partir da identificação de alguns pontos de melhoria no processo de desenvolvimento da empresa pesquisada, foi possível propor algumas ações, que somados aos procedimentos originalmente conduzidos na empresa, constituíram um processo formal de gestão de identificação de oportunidades e de definição de conceito de produtos. Os pontos de melhoria trabalhados foram: 1- Necessidade de aumento de formalização, sistematização e comunicação das informações sobre as oportunidades identificadas e seus mercados ; 2 Necessidade de se efetuar uma avaliação comparativa entre as diversas oportunidades, a fim de indicar quais seriam as melhores para a empresa ; 3- Necessidade de criação de um mecanismo de captação de funcionalidades e qualidades exigidas para os produtos ; 4 Necessidade de criação de um mecanismo para formalização de conceito dos produtos ; 5 Necessidade de melhoria da comunicação entre as áreas funcionais de marketing e desenvolvimento ; 6- Necessidade de uma melhor definição dos papeis das áreas funcionais nos processos de (I.O.) e de (D.C.) de produtos. Para que os pontos problemáticos acima abordados fossem trabalhados foram conduzidas 3 intervenções. Na primeira intervenção utilizou-se as tabelas do QFD para facilitar a atividade de especificação dos aplicativos. Na Segunda intervenção foi proposto um padrão gerencial que orientasse as atividades de desenvolvimento. Na terceira intervenção foi proposta uma estrutura para seleção de projetos, possibilitando que os melhores fossem escolhidos. De uma maneira geral são propostos para o processo de identificação uma sistemática de formalização e comunicação das possibilidades de negócios para a organização, bem como uma estrutura para priorização dos projetos. Para o processo de definição de conceito de produtos foi utilizado um briefing de levantamento de demandas junto aos clientes, bem como foram utilizadas as estruturas propostas no QFD. Estas ações citadas foram inseridas em um padrão gerencial de desenvolvimento que, também alterado em função da realidade da empresa, contribuiu fortemente no robustecimento do processo de desenvolvimento da mesma. A conclusão final desse trabalho aponta para uma confirmação do pressuposto de que as teorias de GDP tradicionais, desde que devidamente adaptadas à realidade da pesquisada, podem auxiliar uma pequena empresa de tecnologia em internet móvel a tornar seu processo de desenvolvimento mais estruturado e eficiente. Com relação às ações gerenciais construídas observou-se que foi possível: implementar ferramentas que auxiliaram no processo de desenvolvimento, melhorar a comunicação entre as diferentes áreas funcionais, determinar a importância do planejamento de produtos e implementar uma nova sistemática de escolha de projetos. Com relação às modificações teóricas propostas, observou-se alterações de profundidade e extensão de aplicação de ferramentas, galgadas nas limitações de recursos da empresa iniciante e na própria natureza da empresa desenvolvedora de softwares
Abstract: The Internet is nowadays one of the most important ways of exchanging data in the world. Its importance for the world-wide commerce is increasing, as agent of e-commerce. The mobile Internet makes possible that users exchange data remotely, although not offering yet the proper conditions of usability and efficiency, it is expected to be a world-wide trend. As being a very new market, it doesnt present a defined business model. It presents a very fast development cycle of products and the majority of its products ideas are originated abroad. Therefore it becomes necessary that the mobile internet companies develop a new process optimizing their products development, reaching better new product idea selection and allowing a better product concept definition. It is considered in this work that the theories of development of traditional products, normally origineted in the major corporations, could be applied in the related mobile internet company, considering some changes in its content and depth. It is intended in this work to consider a procedure of management of the Oportunity Identification and concept definition of products activities, built through interventions in a small company of technology in mobile Internet. The worked points of improvement had been: 1- Necessity of systematization and communication of the identified chances and its markets; 2- Necessity of a comparative evaluation system between the variuos opportunities, in order to indicate which would be the best ones for the company; 3- Necessity of a formal functionalities captation mechanism
Assunto: Engenharia de produção
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-5FVDXP
Data do documento: 27-Fev-2002
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vers_o_final_disserta__o_bruno.pdf656.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.