Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-7B7N9U
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um estudo do processo de planejamento tecnológico de uma empresa nascente: alinhando tecnologia, produto e mercado com foco na necessidade do cliente
Authors: Solange Gomes Leonel
First Advisor: Lin Chih Cheng
First Referee: Ruben Dario Sinisterra Millan
Second Referee: Diogenes Cecilio da Silva Junior
Third Referee: Paulo Augusto Cauchick Miguel
Abstract: Muitas empresas de base tecnológica de origem acadêmica (ou spin-off acadêmico) são criadas sem saber como suas tecnologias podem atender a uma demanda de mercado ou resolver um problema específico do cliente. Após a criação, essas empresas precisamretomar o processo de desenvolvimento de protótipos para criar produtos e serviços que satisfaçam efetivamente as reais necessidades e desejos dos clientes. Esse atraso no desenvolvimento pode gerar alguns infortúnios como lançamento dos mesmos produtos e serviços pelos concorrentes e subestimação dos custos e recursos necessários para desenvolver as novas soluções. Diante desse cenário, o objetivo desta dissertação é apresentar um estudo do processo de planejamento tecnológico de uma empresa nascente, destacando a importância de se realçar a voz do cliente nas etapas inicias deplanejamento do negócio e dos protótipos. A partir de uma estratégia de Pesquisa-Ação,um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerai interessados em empreender o resultado de suas pesquisas aplicadas foi assistido ao longo de treze meses, visando a estruturação de um processo que facilitasseo alinhamento e a integração do trinômio tecnologia, produto e mercado (TPM) com foco nas necessidades dos clientes. O intuito era diminuir o risco de a empresa ser criada para explorar uma tecnologia inviável do ponto de vista técnico e/ou comercial, além de orientar os esforços de desenvolvimento de protótipos para produtos amplamente aceitos pelo mercado. Com esse objetivo, foi identificado que os métodos Technology Roadmapping (TRM), Technology Stage-Gate (TSG) e técnicas de obtenção da voz do cliente forneciam os recursos teóricos necessários para preencher a lacuna existente entre a tecnologia descoberta e a real necessidade de mercado por novos produtos eserviços. Os resultados obtidos sugerem que, para aumentar as chances de sucesso do novo negócio, o alinhamento do trinômio TPM deve ser orientado pelo balanceamento entre as potencialidades da tecnologia (technology-push) e as necessidades de mercado (market-pull). Além disso, ficou evidenciado que algumas etapas e atividades que contemplam a construção da voz do cliente devem ser incorporadas ao processo de planejamento. Dentre as principais conclusões do trabalho, pode ser destacado que: i) apesar da dificuldade de implementação e adaptação do TRM ao contexto investigado, o principal benefício de sua aplicação reside no processo de aprendizado constante ao qual a equipe foi exposta; ii) a utilização conjugada do TRM com o TSG facilitou o levantamento das informações pertinentes à integração do trinômio TPM em cada fase do processo, tanto em nível estratégico quanto operacional; e iii) a utilização de técnicas qualitativas para obter a voz do cliente, em especial a observação direta e a entrevista individual, foi importante para que os empreendedores compreendessem as reais necessidades do mercado e, a partir daí, definissem conceitos de produtos capazes (oucom maior probabilidade) de satisfazer às mesmas.
Abstract: Many academic technology based-firms (or academic spin-off) are created without a clear vision of how their technologies can fulfill a market demand or solve a specific customer problem. After these firms have been founded, they often undertaken efforts to further develop prototypes into products and services that satisfy effectively a real customer needs and wishes. The long product development times can create several limitations such the same product and service launched by the competitor and underestimation of the costs and resources that take to develop new applications. The objective of this dissertation is to present a study of a technological planning process of a new academictechnology-based firm, emphasizing how it is important the customers voice in the initial steps of the business and prototype planning. From an Action Research strategy, a team of entrepreneurs of Federal University of Minas Gerais (UFMG) interested on exploiting commercially their research results was guided during thirteen months, following aframework to structure a process to align and integrate the technology, product and market (TPM) trinomial focused on customer needs. The goal was reduce the risk of the firm to be created to exploit an unfeasible technology of the commercial and technical point of view including the efforts of the development of prototypes into products widely accepted by the market. With this objective, it was identified that the TechnologyRoadmapping (TRM) and Technology Stage-Gate (TSG) methods and some techniques to obtain customers voice provided the theoretical basis to fill the gap between the discovery technology and the real market demand for new products and services. The results achieved suggest that, to increase the chances of the new business to succeed, the integration of TPM trinomial must be guided to align technology-push and market-pull perspectives in the new product development. Moreover, it became evident that some steps and necessary activities in the customers voice construction must be incorporated in the planning process. Among the main conclusions it can be emphasized that: i) in spite of the difficulties to apply and customize the TRM, the most important benefit of its application is on the learning process that the team was submitted; ii) the use of TRM and TSG together became possible to obtain information about the integration of TPM trinomial in each step of the process such as strategic and operational levels; and iii) the use of qualitative techniques to obtain the customers voice, in special observing customers usage of an existing product and one-on-one interviews, it was important for the academic entrepreneurs to understand the real customer needs and, from there,define product concepts able to (or with more chance to) satisfy them.
Subject: Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-7B7N9U
Issue Date: 29-Mar-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
solange_gomes_leone_disserta__o_versao_final.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.