Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-7GTGAU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Métodos aplicados no design de embalagens para produtos alimentícios típicos de base artesanal
Authors: Carlos Alberto Silva de Miranda
First Advisor: Eduardo Romeiro Filho
First Referee: Marta Afonso Freitas
Second Referee: Jairo José Drummond Câmara
Abstract: A Agricultura Familiar e a agroindústria artesanal constituem uma tradição das famílias rurais do Estado de Minas Gerais e a atividade, com objetivos comerciais, extrapola os contornos do ambiente doméstico e de consumo próprio para se tornar uma alternativade geração de renda familiar, estando ainda em processo de consolidação enquanto sujeito do desenvolvimento. O seu fortalecimento e valorização dependem de um conjunto de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que necessitam serimplementados de uma forma articulada e multidisciplinar por uma diversidade de atores e instrumentos. A viabilização da inserção de produtos oriundos deste setor da economia em canais de comercialização, de forma a promover a sustentabilidadeeconômica, é precedida da condução de processos de adequação dos produtos de base artesanal às exigências, atributos de qualidade e critérios de aceitação determinados pelas legislações aplicáveis aos meios de venda e distribuição, mantendo as suas características originais. Em termos configurativos do produto, tudo isso ou grandeparte destes requisitos são obtidos com um bom projeto de embalagem. O objetivo principal deste trabalho é estudar as ações integradas e metodologias aplicadas no planejamento e desenvolvimento de embalagens adequadas aos produtosalimentícios de base artesanal, oriundos da agricultura familiar, tornando-os competitivos e garantindo a sustentabilidade. Para tanto, foi executado um levantamento bibliográfico dos fatores evolutivos do conceito de embalagem, das metodologias tradicionais de desenvolvimento de produtos, de conceitos de desenvolvimentosustentável, agricultura familiar e intervenções de desenvolvimento em produtos orientados a este setor, a partir do qual foi analisada a importância da embalagem na cadeia produtiva e sistema de comercialização destes produtos. A validação dos conceitos teóricos foi executada neste trabalho de pesquisa através da execução de umestudo de caso a partir do qual foram caracterizados os diagnósticos, o planejamento das ações, metodologias aplicadas ao projeto, etapas de condução e resultados alcançados, derivando considerações a partir da análise da condução do projeto interinstitucional e da contribuição deste trabalho, enquanto proposição de um modelo de intervenção.
Abstract: The Family Agriculture and agribusiness craft are a tradition of rural families of the state of Minas Gerais and activity, with commercial objectives, staggers the contours of the environment and domestic consumption itself to become an alternative to generate income and are still in the process of consolidation while subject of development. Itsstrength and recovery depends on a number of factors economic, social, political and cultural that need to be implemented in a manner and multidisciplinary articulated by a variety of actors and instruments. The feasibility of the integration of products from this sector of the economy in channels of trade, in order to promote sustainability, it preceded the conduct of proceedings of adequacy of basic products craft to therequirements, quality attributes and criteria for acceptance by certain applicable laws to the means of sale and distribution, while maintaining its original characteristics. In terms configurativos the product, or all that much of these requirements are obtained with a good Design of packaging. The main objective of this work is to study the integrated actions and methodologies applied in the planning and development of appropriate packaging to food, basic craft, from family farming, making them competitive and ensuring sustainability. For this, a survey was executed bibliographic evolution of the factors of the concept of packaging, the traditional methods of product development, the concepts of sustainable development, agriculture and family interventions to develop products targeted to this sector, from which it was analyzed the importance of packaging in the food chain and Marketing system of these products. The validation of the theoretical concepts of thiswork was executed search through the implementation of a case study from which were characterized the diagnosis, planning of the shares, methodologies applied to the project, steps of conduct and results achieved, leading considerations from the analysis of the conduct of the project and the inter contribution of this work, while proposing amodel of intervention.
Subject: Alimentos Embalagens
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-7GTGAU
Issue Date: 17-Mar-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlos_alberto_diss185.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.