Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/PASA-7THGXQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Tecnologia WEB aplicadas ao ensino de engenharia de estruturas
Authors: Renata Spyer Las Casas
First Advisor: Jose Ricardo Queiroz Franco
First Co-advisor: Felicio Bruzzi Barros
First Referee: Estevam Barbosa de Las Casas
Second Referee: Sergio Scheer
Abstract: A proposta deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e exploração de tecnologias e metodologias para o ensino e aprendizagem de Engenharia de Estruturas através da Educação a Distância (EAD) via web. Foi realizada inicialmente, uma revisão bibliográfica da EAD, compreendendo definições, legislação, histórico e terminando com um levantamento sobre o estado da arte da modalidade predominante de EAD nos dias de hoje, que é a educação a distância via web. Uma pesquisa sobre os sistemas educacionais informatizados existentes e as possibilidades tecnológicas disponíveis utilizadas para o desenvolvimento da EAD via web também foi realizada, objetivando embasar teoricamente a proposta de uma plataforma para EAD e o desenvolvimento de um curso de Introdução ao Método dosElementos Finitos. Alguns recursos tecnológicos utilizados para desenvolvimento de ambientes web foram apresentados por terem sido aplicados na execução dessa dissertação. A justificativa da escolha de utilização desses recursos foi exposta, apresentando uma comparação sucinta das outras tecnologias existentes. A grande possibilidade de desenvolvimento de aplicações web a partir dos recursos pesquisados motivou a proposição de uma plataforma para EAD via web e o desenvolvimento de um aplicativo para o Método dos Elementos Finitos para ser executado em ambiente web. O conteúdo digital do curso de Introdução ao Método dos Elementos Finitos foi desenvolvido em formato para internet, aplicando conceitos de hipertexto, hipermídia e explorando recursos multimídias como animações. O site do curso foi implementado objetivando aproximar as relações interpessoais entre alunos e professores, e oferecendo facilidades adicionais que estimulem esta forma de ensino e o aprendizado. Durante o desenvolvimento do trabalho foi confirmada a necessidade de equipes multidisciplinares em desenvolvimentos de projetos desse tipo, para que a EAD via web continue sendo uma forte alternativa para democratização do conhecimento no país.
Abstract: This work aims to develop and explore technologies and methodologies for E-learning teaching and learning experiments in the field of Structural Engineering through the web. An initial bibliographical revision was done encompassing definitions, legislation, history and ending with a survey about the state of the art on E-learning via web. A thorough survey about available computational educational systems and about available technologies for the development of E-learning via web has also been done with the objective of providing the basis for a proposal for an E-learning plataform and to develop the contents of an introductory course on Introduction to the Finite Element Method.Some technological resources commonly used for the development of web environments have been presented, because they have been applied on this project. The choice of such resources has been justified by comparing them with other available technologies. The resources listed on the survey showed the great potential of applying such technologies on the development of web applications, which encouraged the proposal of a platform for E-learning via web and the development of a computational system for teaching the Finite Element Method to be run in the web environment. The digital content of the course Introduction to the Finite Element Method was also developed in a format for the Internet, applying concepts of hypertexts, hypermedia and exploring multimedia resources, such as animation, images, photos, etc The site environment for the course has been implemented aiming to approximate the interpersonal relation among students and instructors and offering additional facilities to stimulate and facilitate this form of teaching and learning. During the development this work, has been confirmed the need for multidisciplinary teams in the development of such projects so that the E-Learning through the web remains a strong alternative to democratization of knowledge in this country.
Subject: Engenharia de estruturas
Engenharia Estudo e ensino
Ensino a distância
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/PASA-7THGXQ
Issue Date: 15-Dec-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacaofinal.pdf5.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.