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dc.contributor.advisor1Gilson Queirozpt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Hallal Fakurypt_BR
dc.contributor.referee2Jose Ricardo Queiroz Francopt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Fernando Loureiro Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo de Miranda Batistapt_BR
dc.creatorLuciene Antinossi Cordeiro da Matapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:08:36Z-
dc.date.available2019-08-09T23:08:36Z-
dc.date.issued2005-04-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/PASA-89RHSZ-
dc.description.abstractThis thesis aims at analyzing the behavior of unbraced frames with steel concrete composite connections by means of a survey carried out on the basic components, being steel deck incorporated in the concrete slab. A method to determine the ultimate strength, the stiffness and the rotation capacity is suggested for a specific type of composite connection. This method consists of obtaining a moment-rotation curve for loading-unloading-reloading, considering wind and gravity loadings. Some specific points are also approached such as the reduction of the initial stiffness of the composite connection, the analysis of the frames with composite connections in theories of 1st and 2nd order, as well as some considerations about the use of the secant stiffness. This work is divided in two steps: - SIMPLIFIED METHOD: implementation of the composite connections in unbraced frames, providing a simplified analysis useful for designers, validated by the results of an ADVANCED ANALYSIS as well as by theoretical considerations and experimental results. ADVANCED METHOD: implementation of a finite element model where physical and geometrical nonlinearities are taken into account. The results of 16 (sixteen) tests of steel seat connections bolted to the lower beam flange are included, because its behavior is not clearly defined in the available literature. The results of 8 (eight) tests of composite joints, subjected to symmetric and asymmetric cycles of loadingunloading-reloading are also included. According to this research some analytical procedures are suggested to complement LEONs (2000) work. Finally, the parameters that influence the behavior of the composite connection in unbraced frames are critically analyzed, attempting to transform the mentioned procedures in a useful tool for composite connection research and designs.pt_BR
dc.description.resumoApresentam-se neste trabalho procedimentos de análise de pórticos deslocáveis com ligações mistas de aço e concreto. Para tanto, faz-se uma abordagem sobre os componentes básicos de uma ligação mista viga-pilar específica, com fôrma metálica incorporada à laje de concreto,onde é proposto um método para a determinação da resistência, da rigidez e da capacidade de rotação, sem inversão do momento fletor. Este método compreende a obtenção de uma curva momento-rotação para carregamento-descarregamento-recarregamento, considerando-seações de vento e de gravidade. São também abordados alguns pontos específicos, como a redução da rigidez inicial da ligação mista, a análise elástica de pórticos com ligações mistas em teorias de 1ª e 2ª ordem, bem como considerações sobre a utilização de rigidez secante. Este trabalho é dividido em duas etapas: - MÉTODO SIMPLIFICADO: implementação das ligações mistas em pórticos planos com umaanálise simplificada útil para escritório de projeto, validado pelos resultados de uma ANÁLISE AVANÇADA, bem como por fundamentação teórico-experimental; - MÉTODO AVANÇADO: utilização de um modelo de elementos finitos, onde são incluídas as não-linearidades física e geométrica. São incluídos os resultados de 16 (dezesseis) ensaios da ligação parafusada da mesa inferior da viga com a cantoneira de assento, cuja resposta não é definida claramente na bibliografia disponível, e de 8 (oito) ensaios de NÓS MISTOS com ciclos simétricos e assimétricos de carregamento-descarregamento-recarregamento. Com base na pesquisa realizada, propõemse procedimentos analíticos que complementam o trabalho de LEON (2000). Faz-se uma análise crítica dos parâmetros que influenciam o comportamento da ligação mista em pórticos deslocáveis, procurando-se transformar os procedimentos mencionados em uma ferramenta útil para a pesquisa e para o projeto de ligações mistas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPórticos deslocáveispt_BR
dc.subjectPórticos indeslocáveispt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectCurvas momento-rotaçãopt_BR
dc.subjectLigações mistaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherConstrução mistapt_BR
dc.subject.otherPórticos estruturaispt_BR
dc.titleMétodo de análise de sistemas deslocáveis com ligações mistas de aço e concreto, fundamentado teórica e experimentalmentept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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