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http://hdl.handle.net/1843/PASA-8LAJW4
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Análise estrutural de edifício alto submetido às pressões flutuantes induzidas pela ação do vento |
Autor(es): | Ena Sosa Chavez |
primer Tutor: | Felicio Bruzzi Barros |
primer miembro del tribunal : | Roque Luiz da Silva Pitangueira |
Resumen: | No trabalho desenvolvido foram analisados os deslocamentos, as acelerações e esforços em um edifício alto para o carregamento aleatório do vento, através de uma análise dinâmica no domínio do tempo. Para a simulação do efeito turbulento do vento foram consideradas as características estatísticas de sua natureza e os parâmetros que dependem da rugosidade superficial do terreno. Na avaliação das grandezas são feitas análises dinâmicas no domínio do tempo, utilizando solicitações obtidas por superposição de funções harmônicas consistentes com um espectro de vento adotado e é aplicada a técnica de Monte Claro para avaliação estatística das respostas, utilizando o programa computacional ANSYS baseado no método dos elementos finitos. Os resultados são comparados com os obtidos usando recomendações de normas brasileiras (NBR6123:1988), e são avaliados os níveis de conforto dos usuários baseados nos índices humanos de percepção de aceleração. |
Abstract: | In this work are analyzed the displacements, accelerations and forces in a tall building under influence of the random wind loading by means of dynamic analysis in time domain.The simulation of the turbulent wind effect is made by considering the statistical characteristics related to the nature of wind and the parameters dependent on surface roughness of the terrain. The evaluation of structural behavior is done through the computer program ANSYS based on the finite element method. Wind loadings are obtained by superposition of harmonic functions consistent with an adopted spectrum of wind and the technique of Monte Carlo is applied for statistical evaluation of responses.The results thus obtained are compared with results using the recommendations of the Brazilian standard NBR6123:1988 and the users comfort levels are evaluated based on the indices of human perception of accelerations. |
Asunto: | Engenharia de estruturas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/PASA-8LAJW4 |
Fecha del documento: | 4-abr-2006 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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