Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8
Type: Tese de Doutorado
Title: Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
Authors: Gláucia Nolasco de Almeida Mello
First Advisor: Jose Marcio Fonseca Calixto
First Co-advisor: Elizabeth Vieira Maia
First Referee: Elizabeth Vieira Maia
Second Referee: Jose Ricardo Queiroz Franco
Third Referee: Sebastiao Salvador Real Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Renato Cardoso Mesquita
metadata.dc.contributor.referee5: Waldenor Barros Moraes Filho
Abstract: Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente.
Abstract: This thesis presents a study on the influence of ConcWeb online virtual environment on learning process for reinforced concrete design. To acces this influence data was collected in two ways. The first one consisted of exams of student who had no contact with the environment. The second data set was composed by the same exams but for students who used ConcWeb as well as by the students' access to the virtual environment. The exams were regraded for right or wrong type answers, and then evaluated according to the Rasch model for dichotomous data. This analysis led to a measurement scale of student performance. The measurements obtained obtained durin the course of one semester were adjusted to hierarchical linear models in order to describe the students' learning trajectories in both scenarios. The results show a positive influence of ConcWeb in the students' learning process, since the access redictor variable is an important factor in the equation for the longitudinal study of the group whick used the environment.
Subject: Engenharia de estruturas
Concreto armado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8
Issue Date: 3-Dec-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
37.pdf6.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.