Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
Authors: Elke Berenice Kolln
First Advisor: Maria Lucia Malard
First Referee: Flavio de Lemos Carsalade
Second Referee: Paulo Afonso Rheingantz
Abstract: O presente trabalho se insere nas discussões sobre projeto em equipe no campo da Arquitetura, focalizando as relações que se configuram entre arquitetos, quando unidos para atuarem colaborativamente em uma problemática de projeto. Por entender que aciência e o conhecimento se fazem muito mais por perguntas do que por respostas, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação se preocupou em aprimorar questões inicialmente levantadas sobre projetos desenvolvidos em equipe. Questões sobre motivação, relacionamento, comunicação, liderança, soluções de problemas, tomada dedecisões e criatividade envolvem equipes, de uma forma geral, de qualquer área profissional. Existem, também, no campo da arquitetura, com suas particularidades que são tratadas aqui, não com a intenção de exauri-las, mas com o objetivo de incitar discussões e desenvolvimento de outros trabalhos sobre esse tema. A partir de umestudo de caso realizado com alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG e de entrevistas com professores do Departamento de Projetos da mesma escola, unidos a uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi possível abrir discussões em terrenos não muito comuns a arquitetos, apesar da prática profissional já sofrer pela falta de conhecimento e crítica sobre a atuação de equipes de projetos. No ensino faltam aprimoramento e experiências com equipes, embora isso seja necessário à preparação das novas gerações, para as futuras relações de trabalho que as esperam. Naprática profissional, faltam, justamente, profissionais preparados para implementar relações de trabalho mais condizentes com a produção arquitetônica atual. Nota-se ainda a presença de profissionais arraigados a paradigmas ultrapassados.
Abstract: This study aimed a kick in the initial discussions on a team project in the field of architecture, in which relations between shape when architects together to collaborate in favor of a problematic project. Considering that science and knowledge are made by more questions than answers, the research developed in this dissertation masters worryabout improving initially raised questions about projects developed as a team. Questions on motivation, relationships, communication, leadership, problem solving, decision making and creative teams involved in general in any area and there are also professional in the field of architecture, with its peculiarities, and are treated here notwith the intention to exhaust them, but with the aim of encouraging discussion and development of more work on this topic. From a case study conducted with students in the Course of Architecture, School of Architecture of UFMG and interviews with teachers of the Department of Projects of the school, together with a literature review on the subject was able to open discussions on land not far common to architects, althoughthe practice has suffered for lack of knowledge and critical about the performance of project teams. No improvement in education and experience with teams, need to prepare new generations for new relations in the labor market that expected. In practice missing,precisely, professional preparations for implementation of labor relations more consistent with the production of architecture today, with the presence of professionals rooted in outdated paradigms.
Subject: Arquitetura Projetos e plantas
Comunicação em Projeto arquitetônico
Trabalho de grupo na arquitetura
Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4
Issue Date: 8-Sep-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.