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Type: Tese de Doutorado
Title: Modelo logístico para localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós-consumo
Authors: Maria Claudia Lima Couto
First Advisor: Lisete Celina Lange
Abstract: O crescimento acelerado do consumo tem levado ao aumento do descarte de produtos no final de vida útil e das embalagens que os acondicionam. A destinação final dessas embalagens e dos produtos pós-consumo geram custos que, na grande maioria dos casos são arcados pelo poder público municipal, responsável legal, no Brasil, pelo gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. Objetivando a redução dos custos para os municípios, muitos países têm adotado, como solução, a obrigatoriedade da responsabilidade estendida para os fabricantes e importadores por meio da Logística Reversa (LR). A implantação de Sistemas de Logística Reversa (SLR) de produtos pós-consumo propicia benefícios ambientais e econômicos, visto que aumenta o potencial da reciclagem. Entretanto, observa-se que ainda há dificuldades para viabilizar a implantação e a consolidação de SLR. Dentre as lacunas existentes, destacam-se os altos custos e a baixa expectativa de universalização da LR. Os SLR atendem prioritariamente os grandes centros urbanos devido à alta taxa de retorno de materiais. Nesta Tese é apresentado um modelo matemático de localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós-consumo, com alocação de Centros de Triagem (CT) e Centrais de Valorização (CV) com a finalidade de formar Arranjos Territoriais Ótimos que permitam a incorporação de municípios de pequeno e médio porte. O problema de otimização gerado objetivou alocar os CT e as CV mais estratégicas e os melhores fluxos entres os nós da rede logística, de forma a minimizar os custos do SLR e maximizar as receitas obtidas com a comercialização dos materiais recicláveis. O modelo foi aplicado ao caso do estado do Espírito Santo, localizado na região Sudeste do Brasil, usando dados reais obtidos em uma pesquisa de campo. Para a análise de sensibilidade do modelo, foram construídos cenários baseados na participação da população e em critérios operacionais como a capacidade produtiva dos CT e CV, os custos de transporte e os valores de comercialização dos materiais recicláveis. Os resultados mostraram que a otimização por meio do modelo logístico desenvolvido pode levar a resultados em que a taxa de Receita/Custo seja superior a 100% e que a organização de municípios pode possibilitar a universalização desse serviço à população, com atendimento aos municípios de pequeno e médio porte, obtendo receitas que justifiquem os investimentos
Abstract: The rapid growth of consumption has led to an increase in the disposal of products at the end of their useful life and the packaging that packs them. The final destination of these packaging and the post-consumer products generate costs that, in the majority of cases, are borne by the municipal public authority, responsible in Brazil for the management of Urban Solid Waste. With a view to reducing costs for municipalities, many countries have adopted the obligation of extended responsibility for manufacturers and importers through Reverse Logistics (RL) as a solution. The implementation of Reverse Logistics Systems (RLS) for post-consumer products provides environmental and economic benefits, since it increases the recycling potential. However, it is observed that there are still difficulties to make feasible the implantation and the consolidation of RLS. Among the existing shortcomings, we highlight the high costs and the low expectation of universalization of RL. RLS primarily serve large urban centers because of the high rate of return of materials. This thesis presents a logistic model of location of facilities for the reverse logistics of post-consumer packages, with allocation of Sorting Centers (SC) and Valorization Centers (VC) with the purpose of forming Optimum Territorial Arrangements (ATOS) that allow the Incorporation of municipalities of small and medium size. The optimization problem generated aimed at allocating the most strategic SC and VC and the best flows between the nodes of the logistics network, in order to minimize the costs of the RLS and maximize the revenues obtained from the commercialization of recyclable materials. The model was applied to the case of Espírito Santo state, located in the Southeast region of Brazil, using real data obtained in a field survey. For the sensitivity analysis of the model, scenarios based on population participation and operational criteria were constructed, such as the productive capacity of the SC and VC, transport costs and commercialization values of recyclable materials. The results showed that optimization through the developed logistic model can lead to results in which the Revenue/Cost ratio is higher than 100% and that the organization of municipalities can make it possible to universalize this service to the population, with assistance to small and mediumsized municipalities, obtaining revenues that justify the investments
Subject: Meio ambiente
Logística reversa
Resíduos sólidos
Engenharia sanitária
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc)
Embalagens
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BBBN39
Issue Date: 14-Mar-2017
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