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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise numérica da combustão em um motor de ignição por centelha com pré-câmaras de diferentes geometrias operado com etanol
Authors: Miguel Humberto Barrientos Sandoval
First Advisor: Ramon Molina Valle
First Co-advisor: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
First Referee: Rudolf Huebner
Second Referee: Cristiana Brasil Maia
Abstract: Os crescentes aumentos das emissões de poluentes exigem às indústrias a procurar novas tecnologias focadas no máximo aproveitamento dos recursos naturais com redução dos níveis de contaminação. No setor automotivo, apesar de não ser uma tecnologia atual, o uso de motores com sistema de ignição com pré-câmara se projeta como uma solução adequada para a produção de potência reduzindo o nível de contaminação e o consumo de combustível, uma vez que o sistema permite ganhos significativos nos parâmetros da combustão que possibilitam o uso de misturas pobres no motor. O sistema de ignição com pré-câmara consiste na instalação de uma pequena câmara de combustão adicional, ou pré-câmara, interconectada através de canais de conexão com a câmara principal. Neste sistema, a combustão se inicia, através de uma centelha eléctrica, na pré-câmara, onde a pressão e a temperatura aumentam, promovendo a formação de jatos de chama, os quais são direcionados para a câmara principal. No sistema de ignição com pré-câmara, além da proporção ar/combustível, a geometria da pré-câmara é um dos parâmetros mais importantes, uma vez que influencia diretamente nas características da combustão e nas emissões gasosas do motor. Neste trabalho se analisa detalhadamente o desempenho de um motor de combustão interna equipado com sistema de ignição com pré-câmara operando com carga homogênea, variando o volume interno da pré-câmara e o diâmetro, quantidade e disposição dos canais de interconexão. Os resultados indicam que o aumento do volume interno da pré-câmara é o parâmetro que mais influencia no processo de combustão, uma vez que afeta diretamente a capacidade de liberação de energia e na velocidade da combustão. Por outro lado, o adequado dimensionamento, distribuição e disposição dos canais de interconexão, possibilitam pequenos ganhos em termos de eficiência da combustão e permitem uma adequada distribuição dos jatos na câmara principal.
Abstract: The increase of pollutant emissions demands the industries to find new technologies focused on the maximum exploitation of natural resources with reduction of contamination levels. In the automotive sector, despite not being an modern technology, the use of engines with ignition system of pre-chamber is projected to be one of the most suitable to generate power reducing contamination levels and fuel consumption, since the system allows significant gains in the combustion parameters that allow the use of poor blends in the engine. The ignition system with pre-chamber consists on the setup of a small additional combustion chamber, or pre-chamber, interconnected through connection channels with the main chamber. In this system, the combustion starts from an electrical spark in the pre-chamber, where both pressure and temperature rise, which generates flame jets, which are directed to the main chamber. In the ignition system with pre-chamber, besides the proportion of air/fuel, its geometry is one of the most important parameters, once it directly influences on the combustion characteristics and on the gas emission of the engine. In this work it is minutely analyzed the performance of an internal combustion engine, equipped with an ignition system with pre-chamber operating with homogeneous load, varying the pre-chambers internal volume and the diameter, quantity and arrangement of the interconnection channels. The results indicate that the increase of internal volume of the pre-chamber is the parameter that influences the most the combustion process. On the other hand, the proper sizing, distribution and setup of the interconnected channels provide small gains in terms of the combustion efficiency and allow a proper distribution of jets in the main chamber.
Subject: Motores de combustão interna
Dinâmica dos fluidos computacional
Combustão
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCLH5S
Issue Date: 15-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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