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dc.contributor.advisor1Dagoberto Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1Fernando de Souza Costapt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Henrique Rodrigues Pereirapt_BR
dc.creatorMarcos Natanael Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:37:27Z-
dc.date.available2019-08-12T07:37:27Z-
dc.date.issued2018-12-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCMHM3-
dc.description.abstractThe increasing demand of the automotive industry for functional materials and better superficial quality require steels that meet the higher mechanical properties and quality when cold worked. The trend of the market increasingly points to materials that ensure a good drawability in the production of parts that are being designed more and more with complex formats. On the other hand, the steel industry increasingly works with a lower margin of profitability, requiring the continuous search to improve performance and cost reduction. The present study aims to investigate the influence of the annealing time and temperature processing in the mechanical properties and microstructure of high strength and low alloy steels (HSLA) micro-alloyed niobium and how these vary during the cycle, considering two different process control temperature. For this, two representative curves of the industrial thermal cycle were simulated in samples of the cold rolled steel, examining the changes in the mechanical properties and microstructure of the steel, during the annealing cycle. It was demonstrated that the studied thermal cycle is suitable for the steel, however, it is possible to study the increase in the heating rate and/or the annealing temperature aiming to a better uniformity in the mechanical properties during the annealing cycle and possible reduction in the total time.pt_BR
dc.description.resumoA crescente demanda na indústria automotiva por materiais funcionais e de melhor qualidade superficial exige produtos que atendam a elevados requisitos de propriedades mecânicas e qualidade, quando conformados a frio. A tendência do mercado aponta para materiais que garantam a estampabilidade na produção das peças, que estão sendo projetadas cada vez mais com formatos mais complexos e que devem atender a rigorosos critérios relacionados principalmente à segurança e meio ambiente. O aço é um produto muito atraente e funcional para estas aplicações, pois combina uma ampla gama de propriedades mecânicas e custo de produção competitivo. Para isso, a indústria siderúrgica trabalha continuamente para melhorar a qualidade dos produtos e competitividade, sendo necessária a contínua busca por projetos de melhoria de desempenho e redução de custos. O presente trabalho visa estudar a influência do tempo e temperatura do processo de recozimento em caixa nas propriedades mecânicas e microestrutura em aços de alta resistência e baixa liga microligados ao nióbio e como essas variam durante o ciclo, considerando duas temperaturas de controle de processo diferentes. Para isso foram simuladas em escala piloto duas curvas representativas do ciclo térmico industrial em amostras do aço laminado a frio encruado, verificando as alterações nas propriedades mecânicas e microestrutura do aço ao longo do ciclo térmico de recozimento. Foi verificado que o ciclo térmico estudado está adequado para o aço, contudo pode-se estudar o aumento na taxa de aquecimento e/ou na temperatura de encharque visando melhor uniformidade nas propriedades mecânicas durante o ciclo e possível redução no tempo total de recozimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecozimento em caixapt_BR
dc.subjectAço microligadopt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectEstampagempt_BR
dc.subject.otherEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.subject.otherMetalurgia físicapt_BR
dc.subject.otherMetais Propriedades mecânicaspt_BR
dc.subject.otherAço Metalurgiapt_BR
dc.subject.otherEstampagem (Trabalhos em metal)pt_BR
dc.titleInfluência da temperatura e do tempo de recozimento nas propriedades mecânicas e microestrutura de um aço microligado ao nióbio para aplicação na indústria automotivapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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