Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RCMA-8PXM7W
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dc.contributor.advisor1Renato Cardoso Mesquitapt_BR
dc.creatorLucas Pantuza Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T14:45:45Z-
dc.date.available2019-08-11T14:45:45Z-
dc.date.issued2011-09-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RCMA-8PXM7W-
dc.description.abstractA technique to generate point clouds for meshless methods which are constrained by an specified density function and by the input geometry is presented. Initially, points are distributed along the geometry edges identifying their limits and the boundaries between different materials. To generate points inside the geometry, two different approaches are used: (i) random distribution and (ii) a subdivision-based quadtree, where the smallest square that surrounds the geometry is recursively subdivided into four, with the creation of a new point in the center of each square. In both cases, the iterative process stops when the points density approximates the specified density function. The initial points are redistributed using an iterative Lloyd refinement algorithm, until the expected distribution is met. Uniform distributions of points as well non-uniform ones, where the density function is not constant, can be met. The final quality of the resulting cloud just depends on the Lloyd refinement algorithm. However, the algorithm that generates initial points based on quadtrees, although more complex than the random generation, needs less iterations of the Lloyd algorithm to achieve the expected quality. This is due to the fact that its initial points distribution already takes into account the specified density function.pt_BR
dc.description.resumoUma técnica para gerar nuvens de pontos para métodos sem malha, que são limitadas por uma função de densidade especificada e pela geometria de entrada é apresentada. Inicialmente, os pontos são distribuídos ao longo das bordas da geometria identificando seus limites e as fronteiras entre diferentes materiais. Para gerar pontos dentro da geometria, duas abordagens diferentes são usadas: (i) distribuição aleatória e (ii) uma subdivisão baseada em quadtree, onde o menor quadrado que circunda a geometria é recursivamente subdividido em quatro, com a criação de um novo ponto no centro de cada quadrado. Em ambos os casos, o processo iterativo é interrompido quando a densidade de pontos se aproxima da função de densidade especificada. Os pontos iniciais são redistribuídos usando o algoritmo iterativo de refinamento de Lloyd, até a distribuição esperada ser cumprida. Tanto distribuições uniformes de pontos quanto não uniformes, onde a função de densidade não é constante, podem ser atendidas. A qualidade final da nuvem resultante só depende do algoritmo de refinamento de Lloyd. No entanto, o algoritmo que gera pontos iniciais com base em quadtrees, embora mais complexa do que a geração aleatória, necessita menos iterações do algoritmo de Lloyd para atingir a qualidade esperada. Isto é devido ao fato de que seus pontos de distribuição inicial já levam em conta a função de densidade especificada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria Computacionalpt_BR
dc.subjectAlgoritmo de Loydpt_BR
dc.subjectMétodos sem malhapt_BR
dc.subjectDiagramas de Voronoipt_BR
dc.subjectGeração de nuvens de pontospt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleGeração de nuvem de pontos para métodos sem malhaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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