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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
Authors: Yara Carolina Campos de Miranda
First Advisor: Leandro Rodrigues Alves Diniz
First Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Second Referee: Ana Cecilia Cossi Bizon
Abstract: Em funcionamento desde 1965, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e algumas universidades públicas e privadas, permite que estrangeiros vindos de países em desenvolvimento com os quais o governo brasileiro mantém acordos educacionais e culturais e que tenham completado o ensino médio possam realizar seus estudos de graduação no Brasil. De acordo com o decreto de Nº 7.948, sancionado em 12 de março de 2013, uma das exigências para participação no programa é a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Também de acordo com esse documento, os candidatos originários de países em que não há aplicação do Celpe-Bras podem realizá-lo no Brasil, uma única vez, após terem concluído curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame em IES credenciadas. Com mais de cinquenta anos desde sua implementação, o PEC-G ainda é, frequentemente, apagado nos discursos de internacionalização das universidades brasileiras, ainda que seja esse o programa que mais traz estudantes internacionais para essas instituições (BIZON, 2013). Consequentemente, questões que envolvem sua implementação são ainda mais invisibilizadas. Afiliando-nos à perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e do Letramento Crítico (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), esta pesquisa focaliza o Projeto Pelo Mundo, desenvolvido no Curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao PEC-G em uma universidade federal mineira, em sua edição de 2015. Por meio de recortes do diário reflexivo da professora-pesquisadora e entrevistas realizadas com cinco estudantes do PEC-G e cinco professores participantes do Projeto Pelo Mundo, analisamos a política linguística que se configurou durante o curso, concentrando-nos, especificamente, no desenvolvimento do projeto e suas contribuições para uma educação do entorno, alicerçada na interculturalidade (MAHER, 2007). Ademais, analisamos as contribuições do projeto para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos estudantes em relação à forma como se posicionavam e eram posicionados pelos Outros (BIZON, 2013; MATTOS, 2014) na sociedade à qual buscavam se integrar, dando-lhes a oportunidade de tornar visíveis questões que lhes inquietavam na condição de estudantes candidatos ao PEC-G. A análise de registros mostrou êxitos e contradições do Projeto Pelo Mundo que, embora tenha contribuído para a visibilização dos estudantes do PEC-G e de suas inquietações quanto aos modos como são frequentemente narrados e narram a si mesmos e aos Outros (JORDÃO, 2014), assim como para sua formação crítica baseada em uma política linguística pluricêntrica, revelou a necessidade de projetos mais amplos e frequentes, preferencialmente, que criem vínculos institucionais para favorecer mais decisivamente a educação do entorno e a interculturalidade.
Abstract: In existence since 1965, the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G), developed by the Ministry of Foreign Affairs (MRE) in partnership with the Ministry of Education (MEC) and some public and private universities, has allowed foreigners who have completed their secondary education to pursue undergraduate studies in Brazil. These students come from developing countries with which the Brazilian government maintains educational and cultural agreements. According to decree 7.948, approved on March 12th, 2013, it is required for participants to present the Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras). Furthermore, this statute states that candidates from countries where the Celpe-Bras is not administered may take the test in Brazil, after having completed a preparatory Portuguese for Foreigners course at an accredited institution of higher education (IES). More than fifty years after its inception, PEC-G is still frequently silenced in discourses about internationalization at Brazilian universities, despite it being the program that brings the most international students to these institutions (BIZON, 2013). Consequently, issues regarding its implementation are largely made invisible. Aligning ourselves with Interdisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and Critical Literacy (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), this research focuses on the Pelo Mundo project, carried out, during the 2015 academic year, in a Portuguese as an Additional Language course for PEC-G candidates at a federal university in Minas Gerais. Through excerpts from the reflective journal of the teacher-researcher and interviews with five PEC-G students and five teachers who participated in the project, we analyze the linguistic policy constructed during the course, concentrating specifically on the projects development and its contributions to the education of the surroundings, rooted in interculturalism (MAHER, 2007). Furthermore, we analyze the projects contributions to the development of a critical civic consciousness on the part of the students, concerning the ways in which they positioned themselves and were positioned by Others (BIZON, 2013, MATTOS, 2014) in the society which they sought to integrate, giving them the opportunity to make visible the issues that concerned them as PEC-G student candidates. While enhancing the visibility of the PEC-G students and their concerns about the ways in which they are often portrayed, how they portray themselves and Others (JORDÃO, 2014), as well as their critical education grounded in a pluricentric linguistic policy, the analysis of the results shows the successes and contradictions of the Pelo Mundo project, revealing the need for more frequent and extensive projects, preferably creating institutional links that decisively favor education of the surroundings and interculturalism.
Subject: Lingüística aplicada
Comunicação intercultural
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguagem e cultura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNGP5
Issue Date: 12-Dec-2016
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