Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTNWW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os dicionários escolares brasileiros no ensino do léxico: análise do registro dos termos técnicos- científicos
Authors: Raquel Moreira Rezende
First Advisor: Aderlande Pereira Ferraz
First Referee: Evandro Silva Martins
Second Referee: Maria Candida Trindade Costa de Seabra
Abstract: Os dicionários escolares são importantes instrumentos didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem de línguas, tanto materna como estrangeira. Eles oferecem informações sistematizadas sobre o léxico, seus usos e sentidos, assim como sobre os aspectos gramaticais, linguísticos e discursivos das unidades lexicais. Além disso, contribuem para a alfabetização, para o desenvolvimento da competência de leitura e produção textual, e estudos históricos sobre a língua. Com a globalização, a evolução das ciências e das técnicas em todas as áreas do conhecimento ocorreu uma maior utilização dos termos técnico-científicos na linguagem geral. Assim, as terminologias passaram a circular em diversos contextos comunicativos, sendo também registradas nos dicionários gerais de língua. Através das disciplinas de Matemática, História, Geografia e Ciências, os alunos começam a ter contato com os conhecimentos científicos e necessitam compreender vários termos. Considerando esses aspectos, o objetivo central deste trabalho é mostrar como o dicionário escolar pode contribuir para o ensino dos termos técnico-científicos e para ampliação lexical dosestudantes/consulentes no que se refere ao vocabulário especializado. A justificativa deste trabalho de pesquisa está na carência de investigações a respeito dos dicionários escolares,principalmente no que se refere ao seu uso ampliado para as outras disciplinas do currículo escolar. A partir da metodologia de trabalho baseada na seleção de termos técnico-científicos retirados de coleções de livros didáticos, aprovados no PNLD 2014, Vontade de saber matemática, Para viver juntos: história, ensino fundamental; Projeto Araribá: geografia e Projeto Teláris, das disciplinas de matemática, história, geografia e ciências, respectivamente. Em seguida, analisamos o tratamento dos termos no que tange às definições e rubricas. Para tanto, foram utilizados os dicionários brasileiros aprovados no PNLD-Dicionários (2012), Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa, de 2011; Caldas Aulete - minidicionário contemporâneo da língua portuguesa, de 2009. Enfim, propomos atividades que vão além de um livro didático, com o uso dos dicionários já disponíveis e em circulação, que possibilitarão realizar, com alunos do Ensino Fundamental, trabalhos em sala de aula, explorando os termos técnico-científicos das áreas de Matemática, História, Geografia e Ciências.
Abstract: School dictionaries are important didactic instruments used for teaching and learninglanguages, both native and foreign. They offer systemized information on the lexicon, its usesand meanings, as well as grammar linguistics and discursive aspects of lexical units.Moreover, they contribute to literacy, the development of reading and writing skills, andlanguages historical studies. Because of globalization, there was a greater evolution ofsciences and techniques in all fields of knowledge, and, due to that, there was an increase inuse of technical terms in language in general. So, the terminologies began to circulate in manycommunicative contexts, and they were, naturally, registered in general language dictionaries.Students began to get in touch with scientific knowledge in subjects like Math, History,Geography and Science, and they needed to understand many terms. Considering theseaspects, the main goal of this work is to show how school dictionary can contribute toteaching of technical and scientific terms, and expand the specialized vocabulary ofstudents/counselors. The motivation for this research is the lack of investigation concerningschool dictionaries, mainly in regard to its extending its use to other school subjects. Themethodology will be based on the selection of technical and scientific terms taken fromcollections of didactic books approved in the PNLD 2014, Vontade de saber matemática,Para viver juntos: história, ensino fundamental; Projeto Araribá: geografia e Projeto Teláris,related to the subjects Math, History, Geography and Science, respectively. Next, we analyzedthe treatment of the terms regarding definitions and entries. To do so, we used the Brasiliandictionaries approved in the PNLD-Dicionários (2012), Aurélio Júnior: dicionário escolar dalíngua portuguesa (2011); Caldas Aulete - minidicionário contemporâneo da línguaportuguesa (2009). Finally, we proposed activities which go beyond the didactic book, usingthe available dictionaries, which will make possible to perform, with junior high students ,activities in the classroom which explore technical and scientific terms from the fields ofMath, History, Geography, and Science.
Subject: Linguística aplicada Estudo e ensino
Leitura
Língua portuguesa Terminologia
Língua portuguesa Lexicologia
Língua portuguesa Dicionários
Produção de textos
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTNWW
Issue Date: 9-Apr-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___raquel_rezende.pdf11.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.