Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AM7K6S
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Oralidade como objeto de ensino: um estudo sobre o uso público do oral em contextos escolar e extraescolar
Autor(es): Tainá Nínive Soares Guerra de Oliveira
Primeiro Orientador: Delaine Cafiero Bicalho
Primeiro membro da banca : Dorotea Frank Kersch
Segundo membro da banca: Regina Lucia Peret Dell Isola
Resumo: Por meio desta pesquisa, verificamos como alunos de Ensino Médio conseguem aprender e entender as adequações necessárias no oral em situações de uso público da linguagem e até que ponto atividades sistematizadas num projeto de intervenção contribuem para que ampliem suas capacidades de linguagem. Ademais, buscamos entender em que medida o contato extraescolar com a oralidade influencia a produção oral em exposições de trabalho dentro da escola. A hipótese é de que o aluno, que com frequência tem contato com o oral público fora da escola, torna-se mais competente na produção oral dentro dela. A pesquisa ancora-se em autores como Kleiman (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Guimarães e Kersh (2014), bem como Cristóvão e Stutz, (2011). É do tipo aplicada qualitativa, pois buscamos analisar a prática docente de modo a entender os resultados obtidos por meio do processo de ensino/aprendizagem com alunos do Ensino Médio. Mas, conta também com alguns dados quantitativos que ajudam a colocar em evidência pontos para análise da prática pedagógica. Analisamos por meio de que atividades o professor pode ensinar a produção de gêneros orais com uso público, a fim de mobilizar variadas capacidades de linguagem, com base em Dolz e Schneuwly (2004), Cristóvão e Stutz (2011), e tornar o aluno apto a produzir textos orais, conscientes das exigências e adequações frente à situação de comunicação. Os dados evidenciam que os grupos extraescolares pesquisados, com os quais os alunos têm contato frequentemente com a linguagem oral, exercem relevante influência no desempenho oral do estudante em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciam ainda que o ensino sistemático do oral, quando pautado pela prática social do aluno, promove significativo avanço nas produções dos alunos, fazendo-os mobilizar capacidades de linguagem de maneira equilibrada.
Abstract: Through this research, it has been verified how High School students are able to learn and understand the necessary adjustments in the use of oral expression in situations of public use of the language and also the extent to which systematized activities in an intervention project may contribute to increase their language skills. In addition, it has been sought to understand to what extent out-of-school contact with orality influences oral production in work exhibitions within the classroom. The hypothesis is that the student who often employs the public uses of oral language out of school becomes more competent in using it in the classroom. The research sought support in authors such as Kleiman (2007), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Guimarães & Kersh (2014), as well as Cristóvão & Stutz, (2011). It is an applied qualitative research, since it has intended to analyze teaching practices in order to understand the results obtained through the teaching/learning process with high school students. However, it also contains some quantitative data that helped highlight important points for the analysis of pedagogical practice. The research analyzes activities through which teachers can instruct the production of oral genres with public use in order to mobilize varied language abilities, based on Dolz & Schneuwly (2004), Cristóvão & Stutz (2011), and make the students able to produce oral texts, being aware of the requirements and adaptations to different situations of communication. The data show that the out-of-school groups surveyed, in which students often have contact with oral language, exert a relevant influence on the students oral performance in the classroom. The results also evidence that the systematic teaching of oral expression, when guided by the social practice of the student, promotes a significant advance in his/her production, making them mobilize language skills in a balanced way.
Assunto: Gêneros textuais
Oralidade
Lingüística textual
Lingua portuguesa Estudo e ensino (Segundo grau)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AM7K6S
Data do documento: 21-Fev-2017
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