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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A progressão Temática em resumos de artigo científico: uma análise sistêmica- funcional
Authors: Fernando Suarez de Oliveira
First Advisor: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
First Referee: Gustavo Ximenes Cunha
Second Referee: Maria Medianeira de Souza
Abstract: O cenário atual do letramento acadêmico no Brasil e no mundo faz necessários estudos cada vez mais aprofundados a respeito da escrita acadêmica. Tendo em vista as demandas do mundo acadêmico com relação à qualidade das publicações, as instituições estão cada vez mais exigentes com relação aos trabalhos nelas produzidos. Levando-se em conta a importância do gênero resumo de artigo científico na academia, o presente trabalho busca compor os estudos sobre a descrição e o uso da língua, por meio da verificação dos padrões de progressão temática recorrentes em textos desse gênero e os mecanismos coesivos que garantem essa progressão, além da contribuição desse fenômeno para a organização estrutural dos textos pertencentes a esse gênero. Para a execução deste trabalho, seguiu-se, de forma adaptada, a metodologia utilizada por Hawes (2015), com a compilação de um conjunto de resumos coletados pelo Projeto Corpus Acadêmico do Português Brasileiro (CAPB). Foram coletados 2 resumos por área de conhecimento definida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), alcançando um total de 18 resumos estudados. O estudo desses resumos foi realizado por meio de leitura dos textos e identificação dos temas, com posterior análise dos padrões de progressão temática utilizados e dos mecanismos coesivos presentes nesses processos, o que levou a um mapeamento da progressão temática de cada texto em forma de esquema, permitindo assim a avaliação da estrutura do gênero resumo de artigo científico em função da progressão temática dos textos. Os resultados apontam para o fato de que a progressão temática nos resumos analisados apresenta um padrão dinâmico e variado, sendo que o padrão mais recorrente dentre os apresentados na literatura foi a progressão linear. Além disso, percebeu-se que os mecanismos coesivos apresentados por Halliday e Matthiessen (2014) são os responsáveis por garantir a progressão temática dos textos, dentre os quais o principal foi a coesão lexical. Pode-se dizer que este foi o mecanismo mais recorrente nos resumos devido ao fato de que este gênero, bem como os textos acadêmicos de maneira geral, possui um público-alvo específico, a saber, pesquisadores e profissionais da área, de modo que isso licencia um uso mais variado do léxico de cada área do conhecimento, levando a um uso constante de colocados. Além disso, percebeu-se que a progressão temática dos textos pode ter relação com a estrutura do gênero resumo de artigo científico, visto que foi observada, de maneira recorrente, a quebra de progressão temática na transição entre alguns movimentos do texto: na passagem do Contexto para o Propósito e dos Resultados para a Conclusão. Verificou-se, por meio deste estudo, que os padrões de progressão temática, no resumo de artigo científico, contribuem para a sua coesão, uma vez que, por meio de mecanismos coesivos, garantem a estruturação do texto, bem como auxiliam na organização da sua estrutura, indicando o momento em que ocorre uma mudança de propósito comunicativo no desenvolvimento do texto.
Abstract: The current academic environment in Brazil and in the world demands the development of deeper studies concerning academic writing. Considering the constantly growing needs of this environment in relation to the quality of the material published, we see institutions becoming more and more demanding in terms of the works that are produced by their researchers. Considering that research article abstracts are an important genre in the academic field, this thesis aims at adding up to the studies of language usage and description, by verifying the patterns of thematic progression that are more frequent in texts of this genre and the cohesive elements that guarantee this progression, as well as its contribution to the structural organization of those texts of this genre. This research was carried out by adapting the methodology applied by Hawes (2015), with the compilation of a set of abstracts collected by the Corpus Acadêmico do Português Brasileiro (CAPB). Two abstracts belonging to each area defined by CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) were collected, which led to the study of 18 abstracts in total. The analysis was developed by, first, reading the texts and identifying all the themes in them, and, second, by observing the patterns of thematic progression and the cohesive devices used in theses processes, which allowed the elaboration of a schema for each text. With these schemas in hand, it was possible to evaluate the structure of the abstracts in terms of their thematic progression. The results show that essentially a random pattern was observed in the analysis of the abstracts, among which the most frequent was the linear progression. Furthermore, it was possible to observe that the cohesive devices established by Halliday and Matthiessen (2014) were the ones responsible for the progression, from which the most frequent was the lexical cohesion. It was considered that this was the most frequent since overall in academic writing the target public is very specific, e. g. researchers and professionals of the area, in a way that it is possible to use the lexicon of each area of knowledge in a more varied manner, leading to a constant use of collocates. In addition, the thematic progression was considered to have a close relation to the structure of the abstracts, for very frequently it was observed that there was a break in the thematic progression in the transition between some of the moves in the texts, for instance, from Context to Purpose and from Results to Conclusion. This study showed that the patterns of thematic progression are an important contribution to the cohesion of abstracts, since, by means of cohesive devices, they guarantee the structure of the text, also helping the organization of its structure, revealing the moment when there is a change in the communicative purpose in the development of the text.
Subject: Funcionalismo (Linguística)
Redação acadêmica
Lingüística textual
Coesão (Lingüística)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AMERMC
Issue Date: 2-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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