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dc.contributor.advisor1Nivio Zivianipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcos Andre Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee1Edleno Silva de Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Marco Antônio Pinheiro de Cristopt_BR
dc.creatorAnisio Mendes Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:33:37Z-
dc.date.available2019-08-13T14:33:37Z-
dc.date.issued2008-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RVMR-7KWNCX-
dc.description.abstractInternet has become one of the most important media for advertising nowadays. It represents the possibility of global exposure to large audiences at very low cost, which attracts great amounts in investments in advertising. In search advertising, an advertiser company is given prominent positioning in ad lists in return for a placement fee. Because of this, such methods are called paid placement strategies. According to eMarketer's predictions the search advertising market will grow from US$ 16.9Bi in 2006 to US$42Bi in 2011. The most popular paid placement strategy is a non-intrusive technique called keyword-targeted advertising. In this technique, keywords extracted from the user's search query are matched against keywords associated with ads provided by advertisers. The success of keyword-targeted advertising hasmotivated information gatekeepers to oer their ad services in dierent contexts. We refer to the problem of matching ads to a web page that is browsed as content-targeted advertising. In this work, we propose and test a new approach to content-targeted advertising based on genetic programming. Previous work in the literature did not answer important questions such as how to combine the available pieces of evidence or how much importance should be given to each evidence. So, we design a ranking strategy for displaying ads according to their relevance by eectively leveraging all the available evidence. To validate our genetic programming method we performed experiments using a real ad collection and web pages extracted from a Brazilian newspaper. The results obtained show that our genetic programming approach provided gains over a state-of-the-art method of approximately 60% in average precision. Further, the genetic programming was able to learn functions that successfully avoid the placement of irrelevant ads by calculating thresholds based on the page where the ads should be placed. This is very important because of the negative impact of irrelevant ads on credibility and brand of publishers and advertisers. Finally, we perform an extensive and comprehensive analysis of genetic programming individuals in order better understand the results. We realize that there is a great variability between the best genetic programming individuals besides the similarity on the performance of the best individuals. Further, our best genetic programming individualsused only part of all available evidences.pt_BR
dc.description.resumoA Internet é hoje uma das principais mídias de veiculação de anúncios, dentre outros motivos, devido a possibilidade de exposição global de produtos e serviços e aos baixos custos envolvidosnessa exposição. Com isso cada vez mais recursos são destinados a publicidade na rede. Oprincipal tipo de anúncio na Internet é a publicidade de busca, na qual um dado anuncianteobtém uma posição de destaque na lista de propagandas mediante um valor pago. Segundoprevisões do eMarketer, o crescimento dos ganhos com publicidade de busca será da ordemde 148%, saltando de US$ 16.9Bi em 2006 para US$ 42Bi em 2011. O tipo mais popular depublicidade de busca é conhecido como keyword-targeted advertising (propaganda direcionadabaseada em palavra-chave), no qual as propagandas exibidas para o usuário são escolhidasa partir dos termos de sua consulta. O sucesso da propaganda baseada em palavra-chavemotivou o surgimento de outro tipo de anúncio conhecido como content-targeted advertising(propaganda direcionada baseada em conteúdo). Neste caso, a lista de propagandas édeterminada a partir do texto da página na qual as propagandas serão exibidas.Neste trabalho propomos e testamos um novo arcabouço baseado em programação genéticapara o problema de propaganda direcionada baseada em conteúdo. Diferentemente detrabalhos anteriores nosso método permite combinar as evidências estatísticas disponíveis paramelhorar a sugestão de propagandas para páginas da Web. Assim, nosso trabalho propõe umanova técnica de sugestão de propagandas levando em consideração uma grande quantidade deevidências disponíveis o que leva a resultados superiores ao estado-da-arte na área.Para validar o arcabouço proposto utilizamos uma coleção real de páginas e uma coleçãoreal de propagandas. Os resultados experimentais mostram que o arcabouço baseado emprogramação genética superou em mais de 60% o melhor método da literatura em termosde precisão média. Além disso, programação genética mostrou-se bastante ecaz em evitar asugestão de propagandas não-relevantes em páginas da Web. Esse fato é muito importantedado o impacto negativo da sugestão de propagandas não-relevantes para os usuários. Porm, realizamos uma análise das árvores que representam os indivíduos gerados utilizandoprogramação genética, concluindo que existe grande variabilidade entre os melhores indivíduosem termos da estrutura das árvores. Além disso, vimos que apenas uma pequena parcela dasevidências disponíveis foi utilizada pelos melhores indivíduos encontrados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação de informaçãopt_BR
dc.subjectProgramacao genéticapt_BR
dc.subject.otherProgramação genética (Computação)pt_BR
dc.subject.otherAnalise de conteudo (Comunicação) Processamento de dadospt_BR
dc.titleUso de programação genética para propaganda direcionada baseada em conteúdopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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