Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-6YDH5C
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Comportamento e desenvolvimento de Fasciola hepatica (linnaeus, 1758) de bovinos naturalmente infectados em sagüi (Callithrix penicillata) e gerbil (Meriones unguiculatus)
Autor(es): Eveline Albuquerque Mendes
primer Tutor: Walter dos Santos Lima
primer miembro del tribunal : Alan Lane de Melo
Segundo miembro del tribunal: Anilton Cesar Vasconcelos
Resumen: RESUMOMetacercárias de Fasciola hepatica foram utilizadas na infecção de Callithrix penicillata e Meriones unguiculatus. Os C. penicillata foram infectados via oral com dez metacercárias. Foi verificada uma media diária de 1.089 a 4.356 ovos, sugerindo que estes constituem modelos animais adequados à manutenção do ciclo biológico de F. hepatica em laboratório. Os M. unguiculatus foram infectados via oral com cinco metacercárias. O período pré-patente foi em média de 55,57 ± 2,34 dias. O baixo número de ovos nas fezes sugere que estes animais não constituem modelos de laboratório adequados à manutenção do ciclo do parasito. Miracídios foram utilizados na infecção de L. columella e a produção dos estádios evolutivos do parasito, determinada. O número médio de rédias e metacercárias oriundas de F. hepatica de bovinos foi superior às obtidas de F. hepatica dos C. penicillata. A análise morfométrica dos ovos mostrou a ocorrência de diferenças morfológicas. Foi realizada a infecção experimental de M. unguiculatus com diferentes cargas parasitárias e avaliadas alterações patológicas macroscópicas e microscópicas e o perfil hematológico do sangue periférico através do hematócrito e contagens global e diferencial de leucócitos. As lesões se concentraram principalmente no fígado. O perfil hematológico do sangue periférico indicou uma resposta celular inespecífica.
Asunto: Fasciola hepatica Evolução
Parasitologia
Callithrix jaccchus Infecções
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-6YDH5C
Fecha del documento: 29-jun-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
dissertacao_ufmg__mendes_2006.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.