Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-8H9KH5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da atividade anti-Leishmania in vitro de complexos Sbv-ribonucleosídeos em Leishmania (Leishmania) chagasi
Autor(es): Iara Caixeta Marques da Rocha
Primeiro Orientador: Maria Norma Melo
Primeiro Coorientador: Frederic Jean Georges Frezard
Primeiro membro da banca : Helida Monteiro de Andrade
Segundo membro da banca: Ricardo Wagner de Almeida Vitor
Resumo: No presente trabalho, foi avaliada a influência das nucleobases (guanina, adenina, citosina e uracila), sobre a atividade biológica in vitro dos complexos Sbv-ribonucleosídeos. A complexação do Sbv a purino-nucleosídeos, em especial a guanosina, influenciou na atividade citotóxica para macrófagos, nos níveis de incorporação de antimônio intracelular e potencializou a atividade anti-Leishmania do fármaco antimonial. Os complexos Sbv-purínicos estimularam o crescimento de formas promastigotas do parasito e foram mais citotóxicos e eficazes contra Leishmania chagasi que os Sbv-pirimidínicos, que apresentaram atividade equivalente àquela dos medicamentos antimoniais de referência, SbK e antimoniato de meglumina. Dos complexos Sbv-purínicos, o Sbv-G foi o mais tóxico e ativo em todos os ensaios, enquanto o Sbv-A embora tenha apresentado citotoxicidade e atividade anti-Leishmania, essa atividade não foi diferente dos compostos antimoniais de referência. Essas diferenças entre o potencial dos fármacos Sbv-purínicos Sbv-G e Sbv-A, pode ser devida ao fato dos nucleosídeos de guanosina e adenosina, desencadearem diferentes respostas quanto à produção de óxido nítrico em macrófagos segundo a literatura, o que interferiria diretamente na atividade anti-amastigota de cada fármaco. Os achados de citotoxicidade e atividade anti-Leishmania, reforçam o modelo de que a interação do Sbv com nucleosídeos purínicos pode mediar as ações farmacológicas dos antimoniais pentavalentes, e abrem perspectivas para novos estudos sobre a influência dos nucleosídeos purínicos adenosina e guanosina na resposta imune do macrófago a infecção por Leishmania chagasi.
Assunto: Parasitologia
Ribonucleosideos
Leishmania
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-8H9KH5
Data do documento: 19-Mar-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_iara_pdf.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.