Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-8HKPKE
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Periodicidade de hematofagia de Anopheles darlingi, em Porto Velho (RO), e modificação da armadilha BGSentinel® para a captura de anofelinos, visando à substituição da atração humana
Autor(es): Renata Antonaci Gama
Primeiro Orientador: Alvaro Eduardo Eiras
Primeiro Coorientador: Ivoneide Maria da Silva
Primeiro membro da banca : Alexandre de Almeida e Silva
Segundo membro da banca: Evaldo Ferreira Vilela
Terceiro membro da banca: Fatima dos Santos
Quarto membro da banca: Roseli La Corte dos Santos
Resumo: Na busca de método satisfatório para a amostragem Anopheles darlingi substituindo a atração humana, a armadilha BG-Sentinel (BGS) foi avaliada em Porto Velho, RO. Após a confirmação da prevalência de A. darlingi nas localidades, observação da periodicidade de hematofagia e da preferência por peri ou extradomicilio, padronizou-se a avaliação das armadilhas em extra-domicilio no período de 18:00 às 20:00 h e foiadotado o delineamento do Quadrado-Latino. Durante os experimentos, além dos anofelinos, foram coletados oito gêneros de culicíneos (Coquillettidia, Culex, Mansonia, Psorophora, Aedes, Aedeomyia, Uranotaenia e Wyeomyia) e foi feito o primeiro registro de Mansonia (M.) flaveola no Estado de Rondônia. Modificações físicas da armadilha BGS (cor, fluxo de ar e de fonte de luz) e a adição de cairomônios naturais (expiração e odor humano) e sintéticos (CO2, ácido láctico, amônia e ácido hexanóico) foram avaliadas. Os resultados demonstraram que a BGS com fluxo de sucção invertido (de baixo para cima) e com coloração branca se mostraram mais eficazes na captura de A. darlingi (p<0,05). Os cairomônios sintéticos e a luz não melhoraram a captura de fêmeas de A. darlingi, enquanto que CO2 demonstrou essencial para aumentar a captura. A adição do odor humano na BGS não influenciou a coleta,porém observou-se sinergismo com o acréscimo de CO2. Quando a BGS modificada iscada com CO2 foi avaliada com as armadilhas CDC, CFG e Fay Prince, verificou-se que a BGS coletou significativamente mais Anopheles do que todas as armadilhas (p<0,001). A BGS modificada iscada com CO2 foi comparada com a atração humana eos resultados demonstraram que a armadilha (1505) capturou número similar de Anopheles a atração humana (1538). Verificou-se também que a taxa de paridade dos A. darlingi capturados nos dois métodos foram semelhantes (p>0,05). A BGS mostrou-se capaz de substituir a atração humana. No entanto, uma parte dos Anopheles danificadosdurante a captura na BGS impossibilitou a identificação das espécies, necessitando modificações internas na armadilha.
Assunto: Parasitologia
Anofeles
Mosquito Porto Velho (RO)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-8HKPKE
Data do documento: 13-Abr-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resumo_renata.pdf49.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.