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dc.contributor.advisor1Marco Tulio Correa de Fariapt_BR
dc.contributor.referee1Lazaro Valentim Donadonpt_BR
dc.contributor.referee2ROGERIO JOSÉ MARCZAKpt_BR
dc.creatorBruno Freitas Brantpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T13:31:57Z-
dc.date.available2019-08-09T13:31:57Z-
dc.date.issued2007-06-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SBPS-7A4HGY-
dc.description.abstractThis work deals with a finite element analysis of the dynamic behavior of cracked flexible rotors supported by hydrodynamic journal bearing. Geometric discontinuities such as cracks, holes, undercuts, etc. can strongly affect the vibrational response of rotating systems due to the rotor local flexibility changes. The rotor model is based on theTimoshenko beam theory, in which the translational inertia, rotary inertia, gyroscopic effects and shear effects are accounted for. The hydrodynamic bearings are modeled by using a linearized perturbation procedure applied on the classical Reynolds equation, which permits to render the bearing dynamic force coefficients. The rotor crack is represented onthe rotor model by the localized modification of the shaft element stiffness matrix. The fundamentals of the Fracture Mechanics are employed to obtain a relationship between the geometric discontinuity and the modified rotor stiffness matrix. The global equation of motion of the rotor-bearing system describes the bending vibration problem of rotatingshafts supported by fluid-film bearings. A formulation of state variables is employed to generate an eigenvalue problem associated with damping gyroscopic systems. The cracked rotor eigenvalues are estimated for various transverse crack sizes. The critical speed maps are computed for continuous and cracked rotors, depicting the influence of transversecracks on the dynamic behavior of rotating systems.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise do comportamento dinâmico de rotores flexíveis suportados em mancais radiais hidrodinâmicos na presença de descontinuidades geométricas, utilizando o método de elementos finitos. Descontinuidades geométricas - taiscomo trincas, furos, rebaixos e outras - podem alterar de forma significativa a resposta vibracional do sistema rotativo devido às variações na rigidez local do rotor. O modelo de rotor está baseado na teoria de vigas de Timoshenko, no qual estão incluídas ascontribuições da inércia translacional, da inércia rotacional, dos momentos giroscópicos e do cisalhamento. Os mancais hidrodinâmicos são modelados por meio de um procedimentode perturbação aplicado na equação clássica de Reynolds, que permite a obtenção dos coeficientes dinâmicos de força desses mancais. A descontinuidade geométrica é representada no modelo de rotor por meio da modificação localizada da matriz de rigidezdo eixo rotativo. Os princípios da Mecânica da Fratura são empregados para definir a influência dos parâmetros geométricos da descontinuidade do eixo sobre a matriz de rigidezmodificada do sistema rotativo. A equação de movimento do sistema rotor-mancal representa o problema de vibração lateral de eixos suportados em mancais radiais de filme fluido. Uma formulação de variáveis de estado é utilizada para a obtenção do problema deautovalor para sistemas giroscópicos amortecidos. Os autovalores associados a rotores trincados são estimados para vários parâmetros geométricos de trincas transversais. Os mapas de velocidades críticas são obtidos para rotores com e sem trincas, mostrando ainfluência de trincas transversais sobre o comportamento dinâmico de sistemas rotativos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutovalorespt_BR
dc.subjectAnálise de vibraçãopt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectComplexospt_BR
dc.subjectRotores trincadospt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAnálise por elementos finitos da influência de descontinuidades geométricas sobre o comportamento dinâmico de rotores flexíveis.pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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