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http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B6KA6
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento eletrônico para motores de ignição por centelha |
Autor(es): | Fabricio Jose Pacheco Pujatti |
Primeiro Orientador: | Ramon Molina Valle |
Primeiro membro da banca : | Jose Eduardo Mautone Barros |
Segundo membro da banca: | JOSÉ GUILHERME COELHO BAÊTA |
Terceiro membro da banca: | Marcelo Becker |
Quarto membro da banca: | Marcos Antonio Severo Mendes |
Quinto membro da banca: | Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira |
Resumo: | Desde a concepção e construção do primeiro motor de combustão interna, diversos sistemas de formação e ignição da mistura ar/combustível vêem sendo desenvolvidos. A inclusão de dispositivos eletrônicos possibilita otimizar seu rendimento, reduzindo o impacto ambiental causado pelos automóveis que o utilizam. A tarefa de calibração e ajuste, visando essa otimização, necessita de sistemas de gerenciamento eletrônicos programáveis denominadas centrais eletrônicas de desenvolvimento que, apesar dos diferentes fabricantes existentes, apresentam um custo elevado e um nível de acessoincompatíveis com as necessidades de um grupo de pesquisa independente. Este trabalho visa projetar, construir e testar um sistema de gerenciamento eletrônico de ignição e de injeção de combustível programável que permita analisar os parâmetros de funcionamento de um motor de combustão interna, bem como as estratégias de controleassociadas a essa função. O desenvolvimento desses sistemas é uma tarefa multidisciplinar que envolve especialistas de diferentes áreas de atuação que utilizam, entre outros recursos, micro-controladores digitais de alto desempenho como os DSPs, para realizar essa otimização. Neste trabalho é apresentada a metodologia e os testes deimplementação de um sistema de gerenciamento programável, suas vantagens, desvantagens e limitações. Os resultados obtidos mostram que o sistema desenvolvido apresenta o mesm o comportamento de um sistema comercial, com a vantagem de proporcionar condições de acesso à elaboração de novas estratégias de controle, permitindo refinar ainda mais a pesquisa em motores de combustão interna. |
Abstract: | Since the conception and first built of internal combustion engine (ICE), many control intake fuel systems and spark systems are being developed. The inclusion of electronic control systems enables to optimize their efficiency, reducing the vehicle environmental impact. The task of calibration and adjustment, to this optimization, needs to electronic management systems called Electronic Computer Unit (ECU). Although exist many different manufactures, it has a high cost and an access level incompatible with the needs of an independent research group. This work are intend to design, build and test a new adjustable electronic management system, able to modify all engine work parameters, as well as the control strategies associated with this function. The development of this kind of systems is a multidisciplinary task involving experts from different areas, among other resources, high performance digital computers, as DSPs, to achieve this optimization.This work shows the methodology of the implementation, tests of a new adjustable electronic management system , their advantages and limitations. The results, which were obtained shows that developed system could get the same results of commercial systems, with the advantage of providing access conditions for the development of new control strategies, allowing, refine the research of internal combustion engines. |
Assunto: | Motores de combustão interna Projetos mecânicos Engenharia mecânica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B6KA6 |
Data do documento: | 31-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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