Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SFSA-8GBU6Q
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosana Zacarias Dominguespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tulio Matenciopt_BR
dc.contributor.referee1Vanessa de Freitas Cunha Linspt_BR
dc.contributor.referee2Adelina Pinheiro dos Santospt_BR
dc.creatorJacqueline Amanda Figueiredo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:28:04Z-
dc.date.available2019-08-11T17:28:04Z-
dc.date.issued2011-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SFSA-8GBU6Q-
dc.description.abstractDue to the mixed conductivity (ionic and electronic) of Lanthanum Strontium Cobalt Iron Oxide (LSCF), its high electrical conductivity and its catalytic activity for oxygen reduction reaction, this material is presented suitable for application as cathode of Solid Oxide Fuel Cells with operation at intermediate temperatures (IT-SOFC). Considering this fact, the realized work aimed obtaining and study LSCF films byserigraphy for use as cathodes of Solid Oxide Fuel Cells. LSCF powders were synthesized by three different routes: Pechini, citrate and coprecipitation with two different compositions: La0.6Sr0.4Co0.2Fe0.8O3-d and La0.6Sr0.4Co0.8Fe0.2O3-d. The different powder samples were characterized by thermal analysis, X-ray diffraction, nitrogen adsorption (BET), dynamic light scattering, plasmaspectrometry, Mössbauer spectroscopy and dilatometry. From the powders, suspensions were obtained which were analyzed by thermal analysis and rheology. The deposition of the suspensions by screen printing resulted in films analyzed by optical microscopy and scanning electron microscopy. Later, the conductivities and power densities of the cells were evaluated by electrochemical measurements and byelectrochemical impedance spectroscopy (EIS). The results indicated that all routes used enabled the attainment of LSCF in its crystalline phase. It was observed that the citrate route gave rise to the most appropriate morphology of the powders and films as well as the highest conductivity. The La0.6Sr0.4Co0.8Fe0.2O3-d composition presented the greatest electrical conductivity. The cell produced with LSCF cathode and supported mechanically by anode of nickel oxide and yttria stabilized zirconia showed the highest potency obtained until now by the Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (LaMPaC)pt_BR
dc.description.resumoDevido à condutividade mista (eletrônica e iônica) da cobaltita de lantânio dopada com estrôncio (LSCF), sua alta condutividade elétrica e sua atividade catalítica para a reação de redução do oxigênio, esse material apresenta-se propício para a aplicação como catodo de pilhas a combustível de óxido sólido com operação em temperaturas intermediárias (PaCOS-TI). Considerando-se esse fato, o trabalho realizado visou à obtenção e estudo de filmes de LSCF por serigrafia para aplicação em catodos de pilhas a combustível de óxido sólido. Os pós de LSCF foram sintetizados por três diferentes rotas: Pechini, citrato e co-precipitação e com duas composições distintas: La0,6Sr0,4Co0,2Fe0,8O3-d e La0,6Sr0,4Co0,8Fe0,2O3-d. As diferentes amostras de pós obtidas foram caracterizadas por análise térmica, difração de raios-X, adsorção gasosa (BET), espalhamento de luz dinâmico, espectrometria de plasma, espectroscopia Mössbauer e dilatometria. A partir dos pós, foram obtidas suspensões as quais foram analisadas por análise térmica e reologia. A deposição das suspensões por serigrafia resultou em filmes os quais foram analisados por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Posteriormente, as condutividades e potências das células foram avaliadas através de medidas eletroquímicas e por espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE). Os resultados obtidos indicaram que todas as rotas utilizadas propiciaram a obtenção do LSCF em sua fase cristalina. Observou-se que a rota citrato deu origem à morfologia mais adequada dos pós e dos filmes bem como à maior condutividade. A composição La0,6Sr0,4Co0,8Fe0,2O3-d apresentou-se como a de maior condutividade elétrica. A célula produzida com catodo de LSCF suportada mecanicamente por anodo de óxido de níquel e zircônia dopada com ítria apresentou a maior potência obtida até o momento pelo Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (LaMPaC) pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPilhas a combustível de óxido sólidopt_BR
dc.subjectPaCOS-TIpt_BR
dc.subjectCatodopt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectLSCFpt_BR
dc.subject.otherEletroquímicapt_BR
dc.subject.otherFísico-químicapt_BR
dc.subject.otherCélulas a combustívelpt_BR
dc.subject.otherPilhas e bateriaspt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.titleElaboração e caracterização de La1-xSrxCoyFe1-yO3-d para catodo de pilhas a combustível de óxido sólidopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jacqueline_amanda.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.