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http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMJG9
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Openmocap: uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento |
Autor(es): | David Lunardi Flam |
Primeiro Orientador: | Arnaldo de Albuquerque Araujo |
Primeiro Coorientador: | Joao Vitor Boechat Gomide |
Primeiro membro da banca : | Marcelo Bernardes Vieira |
Segundo membro da banca: | Luiz Chaimowicz |
Resumo: | A captura de movimento é, nos dias de hoje, uma técnica valiosa para a animação de personagens virtuais em filmes e jogos digitais graças ao alto grau de realismo que pode ser alcançado. Infelizmente, grande parte dos sistemas disponíveis atualmente para realizar a tarefa têm alto custo e são proprietários. Neste trabalho, uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento é desenvolvida, baseada em técnicas de análise de imagens digitais. As etapas de inicialização, rastreamento, reconstrução e saída são todas realizadas pelo software construído, o OpenMoCap. A arquitetura definida é apropriada para gravação em tempo real de movimento e é flexível, permitindo a adição de novos módulos otimizados para partes específicas do fluxo de captura, aproveitando as outras partes já existentes. Experimentos com duas câmeras com LEDs infravermelhos e marcadores reflexivos foram realizados e a metodologia criada foi avaliada. Apesar de não possuir a mesma robustez e precisão da solução comercial comparada, este trabalho funciona para animações simples e serve como incentivo para a pesquisa na área. |
Abstract: | Nowadays motion capture is a valuable technique for virtual character animation in digital movies and games due to the high degree of realism that can be achieved. Unfortunately, most of the systems currently available to perform that task are expensive and proprietary. In this work, an open source application for optical motion capture is developed based on digital image analysis techniques. The steps of initialization, tracking, reconstruction and output are all accomplished by the built OpenMoCap software. The defined architecture is designed for real time motion recording and it is flexible, allowing the addition of new optimized modules for specific parts of the capture pipeline, taking advantage of the existing ones. Experiments with two cameras with infrared LEDs and reflexive markers were carried out and the created methodology was assessed. Although not having the same robustness and precision of the compared commercial solution, this work can do simple animations and it serves as an incentive for research in the area. |
Assunto: | Imagens Técnicas digitais Computação Imagem tridimensional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMJG9 |
Data do documento: | 31-Jul-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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