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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Um mecanismo de reputação para redes veiculares tolerantes a atrasos e desconexões
Autor(es): Wellington Passos de Paula
Primeiro Orientador: Jose Marcos Silva Nogueira
Primeiro Coorientador: Sergio de Oliveira
Primeiro membro da banca : Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Resumo: Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) constituem um novo paradigma na computação móvel, com muitas aplicações em potencial. Dentre as possibilidades, destacam-se aplicações nas quais usuários da rede trocam informações sobre as condições de tráfego e a ocorrência de eventos de risco nas vias, como por exemplo, o acúmulo de óleo em determinado ponto de uma pista. Todavia, em cenários cooperativos como esses, existe sempre o risco de algum membro condicionar seu comportamento aos seus objetivos pessoais, em detrimento do interesse geral, o que pode causar graves acidentes, uma vez que informações erradas podem ser utilizadas nos processos de decisão executados pelos veículos. Logo, surge a necessidade de desenvolvimento de mecanismos de segurança capazes de permitir aos participantes da rede validar a confiabilidade de dados recebidos. Este trabalho apresenta um mecanismo de reputação para VANETs, denominado RMDTV (Reputation Mechanism for Delay Tolerant Vehicular Networks), no qual membros da rede qualificam outros membros responsáveis pelo envio de informações corretas. As qualificações emitidas são enviadas pela rede em direção ao seu destino. Todavia, como os veículos em uma VANET podem ser submetidos a momentos de desconexão total, ocasionados, por exemplo, por sua alta mobilidade, optou-se pelo uso dos conceitos de Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções (DTNs) para o suporte a essas situações. Uma vez recebidas, elas são adicionadas por seus portadores a todas as mensagens geradas, com o intuito de atestar sua confiabilidade. Assim, membros da rede podem verificar previamente a confiabilidade de novos vizinhos, antes mesmo da troca de dados. Resultados de simulações mostram que o RMDTV aumenta consideravelmente a qualidade das decisões tomadas pelos membros de uma VANET na qual são trocadas informações sobre o estado do tráfego na via de deslocamento, mesmo com a presença de uma grande quantidade de nós maliciosos.
Abstract: Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) constitute a new paradigm on mobile computing with many potential applications. Among the possibilities, we can highlight security applications in which network users can exchange information about the traffic conditions and the occurrence of risk events in the roads such as the oil accumulation in determined point of a track. However, in cooperative scenarios like those, there is always the risk of user's behavior be conditioned by their personal objectives instead of the general interest. Because of this, serious accidents may happen once wrong information can be used in the decision process executed by the vehicles. Therefore, the development of security mechanisms is necessary to validate data's reliability received by network participants. This work presents a reputation mechanism for VANETs, called RMDTV (Reputation Mechanism for Delay Tolerant Vehicular Networks). Through this mechanism, network members qualify other members responsible for sending correct information. The emitted qualifications are sent towards their destiny by the network. However, as the VANET's vehicles can be exposed to total connectionless moments, caused, for example, by their high mobility, we have chosen the Delay Tolerant Networks (DTNs) concepts to support such situations. Once received, they are added to all generated messages by their carriers in intention of attesting their reliability. Thus, network users can previously verify the new neighbors' reliability, even before data is exchanged. Simulation results show that RMDTV considerably increases the quality of taken decisions by members of a VANET exchanging information about the traffic conditions on the road, even in the presence of a great amount of malicious nodes
Assunto: Redes ATM
Computação
Redes de computação Medidas de segurança
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7ZHQ7G
Data do documento: 22-Dez-2009
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