Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-895K2Z
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Recomendações para projetos de TICs para apoio a alfabetização com libras
Autor(es): Pollyanna Miranda de Abreu
Primeiro Orientador: Raquel Oliveira Prates
Primeiro Coorientador: Elidea Lucia Almeida Bernardino
Primeiro membro da banca : Carla Viana Coscarelli
Segundo membro da banca: Milene Selbach Silveira
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um conjunto de recomendações para auxílio de projetistas de interfaces quando dos seus projetos de TICs dedicados à alfabetização de crianças surdas, para facilitar a aquisição do português através da Libras. Uma parte das recomendações descritas aqui foi baseada em especificações recomendadas pelo W3C/WAI que são aplicáveis aos sistemas para usuários surdos. O W3C/WAI propõe diretrizes gerais de acessibilidade para atender todo tipo de deficiência [W3C, 2008]. Sendo assim estas diretrizes foram filtradas sendo selecionadas apenas as que são aplicáveis a sistemas para usuários surdos, e as mesmas foram justificadas para seu uso em sistemas educacionais para alfabetização de crianças surdas. Outro conjunto de recomendações foi proposto com base nas questões identificadas a partir de entrevistas com alfabetizadores de crianças surdas, para isso foi aplicado o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS) [Nicolaci-da-Costa et al., 2004] com o intuito de levantar questões importantes sobre as necessidades dos professores e das crianças surdas. Também, outra parte das recomendações foi proposta a partir da aplicação do Método de Inspeção Semiótica - MIS [de Souza et al, 2006] onde foram analisadas a metacomunicação do designer para com o usuário, transmitida através do sistema,com o objetivo de identificar potenciais rupturas de comunicação capazes de interferir na interação usuário-sistema. As recomendações propostas nesta dissertação formam um arcabouço, uma vez que representam um primeiro passo na direção de se oferecer recursos realmente tangíveis que apóiem o desenvolvimento de TICs para alfabetização de crianças surdas. A relevância deste tema se deve ao fato de as crianças surdas possuírem necessidades especiais não somente no processo de alfabetização, bem como na interação com sistemas educacionais. Assim, é importante que os projetistas de sistemas com foco neste público considerem tais recomendações nas etapas que precedem/ sucedem o desenvolvimento desses sistemas especiais. Os resultados esperados da utilização de sistemas especialmente desenhados para o público surdo são o forte apoio à alfabetização na Língua de Sinais, o objetivo principal desta dissertação, e de uma forma mais ampla, a inclusão do surdo no universo digital. Com este propósito esta dissertação investiga, desenvolve e apresenta um conjunto de recomendações justificadas para projetos de TICs que apóiem a alfabetização de crianças surdas, baseadas em trabalhos de pesquisa multidisciplinares e que representaram um primeiro passo na direção de se oferecer recursos que facilitem o desenvolvimento de TICs para alfabetização de crianças surdas. Para validar estas recomendações foi desenvolvido um sistema embrião para alfabetização de crianças surdas cujo alicerce fora totalmente projetado a partir destas recomendações. Além disso, algumas iniciativas de utilização destes resultados já foram iniciadas por um grupo de alunos da UFMG no 'Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais', em uma competição de avaliação de sistemas, onde os alunos utilizaram as recomendações propostas aqui para avaliarem as funcionalidades de um sistema colaborativo focado nos surdos, para verificarem a comunicabilidade, a colaboração com outros usuários e a interação entre as interfaces.
Abstract: This master's dissertation presents a set of recommendations to support interface designers when their Information and Communication Technology (ICT) projects dedicated to alphabetization of deaf children. Part of these recommendations described here was based on specifications recommended by W3C/WAI that are applicable to systems for deaf users. The W3C/WAI proposes guidelines for accessibility to meet all different disability types [W3C, 2008]. Therefore in these guidelines were filtered and selected only those that apply to systems for deaf users, and they were justified for use in information systems literacy for education of deaf children. Another set of recommendations was based on issues identified in interviewing with teachers of deaf children, for that purpose were applied MEDS techniques [Nicolaci-da-Costa et al.2004] in order to raise important questions regarding to special needs for teachers and mainly for deaf children. Significant part of these recommendations was proposed with basis on the application of the Inspection Semiotics Methods - ISM [de Souza et al, 2006] where were analyzed the aspects of metacommunication from the designers to the users, aiming to identify potential disruptions of communication that might arise in the user-system interaction. The recommendations proposed in this dissertation form a framework, since they represent a first step to present concretes resources that support the development of ICT designs for deaf children. The relevance of this issue is because of deaf children have special needs for both literacy, how to interact with educational systems. It is therefore important that systems designers who develop teaching materials to support literacy with sign language, taking into account the special needs of this audience. For this purpose, this paper investigates, develops and presents a set of justified recommendations for projects to support ICT literacy of deaf children, based on a multidisciplinary research work represents a first step in the direction of providing resources that support the development ICT literacy for deaf children. To validate the recommendations developed a system for literacy of deaf children all based on the recommendations. Moreover, the recommendations were used by a group of students at UFMG 'Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems' in a competition assessment system, where students have used the recommendations proposed in this dissertation to assess the functionality of a collaborative system for the deaf to verify the communication and collaboration with other users and interaction interfaces.
Assunto: Interação homem-maquina
Computação
Ensino gerenciado por computador
Língua brasileira de sinais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-895K2Z
Data do documento: 25-Ago-2010
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