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dc.contributor.advisor1Sebastián Alberto Urrutiapt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Alfredo Ferreira Loureiropt_BR
dc.contributor.referee2Geraldo Robson Mateuspt_BR
dc.creatorTiago de Oliveira Januariopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:42:42Z-
dc.date.available2019-08-14T04:42:42Z-
dc.date.issued2011-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SLSS-8GQM36-
dc.description.abstractThe Edge Coloring Problem, extensively studied in Graph Theory, concerns coloring the edges of a graph such that edges incident on the same vertex have distinct colors and the number of used colors is minimized. The most important result on the edge coloring problem was proposed in 1964 with Vizing's Theorem, which established that the minimum number of colors needed to color a graph, the chromatic index X, is limited between the values square and triangle + 1, where triangle is the maximum degree of the graph. This work presents two efficient edge coloring implementations for simple graphs based on Vizing's Theorem using no more than ? + 1 colors. Several adaptations in data structures and in the processing order of edges and colors have been proposed in order to reduce the runtime of the operations more frequently performed. We also developed two preprocessing strategies that provide a partially colored graph as input to the edge coloring algorithm. Experimental results show that the proposed strategies allow gains up to 63.92% in terms of performance in the edge coloring algorithms studied here.pt_BR
dc.description.resumoO problema de Coloração de Arestas, extensivamente estudado em Teoria dos Grafos, consiste em colorir as arestas de um grafo de tal forma que arestas incidentes em um mesmo vértice tenham cores distintas e que o número de cores utilizadas seja o menor possível.O resultado mais importante a respeito do problema de coloração de arestas surgiu em 1964 com o Teorema de Vizing, que definiu que o número mínimo de cores necessárias para colorir um grafo, denominado de índice cromático X, está limitado entre os valores quadrado e triangulo + 1, onde triangulo é o grau máximo do grafo.Neste trabalho são apresentados duas implementações eficientes para coloração de arestas de grafos simples, baseados no Teorema de Vizing, utilizando não mais que trinagulo + 1 cores. Várias adaptações em estruturas de dados e na ordem de processamento das arestas e cores foram propostas com o intuito de reduzir o tempo de execução das operações realizadas com maior frequência. Também foram desenvolvidas duas estratégias de pré-processamento que fornecem um grafo parcialmente colorido como entrada para o algoritmo de coloração de arestas. Os resultados experimentais mostram que as estratégias desenvolvidas permitem uma redução de 63,92% no tempo de execução das implementações dos algoritmos de coloração de arestas aqui estudados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColoração de arestaspt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectTeorema de Vizingpt_BR
dc.subjectImplementações eficientespt_BR
dc.subject.otherTeoria dos grafospt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.titleImplementação e análise de algoritmos para coloração de arestaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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