Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-8GQMAX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gisele Lobo Pappapt_BR
dc.contributor.referee1Luis Henrique Záratept_BR
dc.contributor.referee2Adriano Alonso Velosopt_BR
dc.contributor.referee3Marcos Andre Goncalvespt_BR
dc.creatorZilton Jose Maciel Cordeiro Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:53:00Z-
dc.date.available2019-08-12T01:53:00Z-
dc.date.issued2011-03-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SLSS-8GQMAX-
dc.description.abstractThe multi-view or multi-modality learning approach is becoming popular for providing different representations of a problem from which classifiers can learn from. Given the task of video classification, for example, the sound, the image and the subtitles may be considered views.The main idea behind multi-view learning is that learning from these representations separately can lead to better gains than merging them into a single dataset. Hence, a classification model is created for each view, and outputs provided by each of them must be combined to provide a final class for each example.This dissertation proposes a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm to combine the outputs coming from different views. The PSO works in two contexts: the first takes into account only the class/confidence assigned by a classifier in the categorization of an instance, applying weights to each view. The second, besides assigning weights to views, also assigns weights to each class.Experiments were performed in two datasets, each one with three views, and compared with three different methods from the literature: the majority vote, the Borda Count algorithm and the Dempster-Shafer theory. Then, a comparison was made with the approach that uses all views together into a single dataset. The PSO obtained statistically better results than the other approaches evaluated in the majority of the experiments.pt_BR
dc.description.resumoO aprendizado multi-visão ou multi-modalidade está se tornando cada vez mais popular, por fornecer diferentes representações de um problema a partir das quais se pode aprender. Dada a tarefa de classificação de vídeo, por exemplo, o som, a imagem e as legendas poderiam ser consideradas visões.A ideia principal do aprendizado multi-visão é que, ao aprender a partir dessas representações separadamente, pode-se obter previsões melhores do que ao agregar todas essas visões em uma única base de dados. Porém, um modelo de classificação é criado para cada visão, e as saídas disponibilizadas por cada um deles deve ser combinada para fornecer uma classe final para cada instância. Esta dissertação propõe um algoritmo de Otimização por Nuvem de Partícula (PSO) para combinar as saídas advindas de diferentes classificadores. O PSO trabalha em dois contextos: o primeiro leva em consideração somente a classe/confiança atribuída por um classificador na categorização de uma instância, aplicando pesos a cada visão. O segundo, além de atribuir pesos às visões, atribui também pesos a cada classe. Experimentos foram feitos em duas bases de dados, com três visões cada, e comparados com três diferentes métodos existentes na literatura: o voto da maioria, o algoritmo de Borda Count e a teoria de Dempster-Shafer. Além desses, foi feita uma comparação com a abordagem que utiliza todas as visões juntas em uma única base de dados. Na grande maioria dos experimentos, o PSO obteve resultados estatisticamente melhores que as outras abordagens avaliadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado multi-visãopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectOtimização por nuvem de partículaspt_BR
dc.subjectCombinação de classificadorespt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.titleUm algoritmo de nuvem de partículas para combinação de classificadores em aprendizado multi-visãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ziltoncordeirojunior.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.