Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SSLA-7ULNVV
Type: Tese de Doutorado
Title: Escolares como multiplicadores da informação sobre Leishmaniose visceral no contexto familiar: elaboração e análise de modelo
Authors: Danielle Ferreira de Magalhaes
First Advisor: Jose Ailton da Silva
First Co-advisor: Zelia Maria Profeta da Luz
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Elvio Carlos Moreira
First Referee: Zelia Maria Profeta da Luz
Second Referee: Celina Maria Modena
Third Referee: Francisco Cecilio Viana
metadata.dc.contributor.referee4: Jose Newton Coelho Meneses
Abstract: Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a leishmaniose visceral (LV) é importante problema de saúde pública com aumento do número de casos, expansão geográfica dos casos autóctones e elevada letalidade, em média de 10%, nos últimos dez anos. Esta pesquisa tevecomo objetivo analisar um modelo de intervenção de repasse da informação sobre a LV por alunos de 5a e 8a séries de ensino fundamental de duas escolas públicas aos seus familiares. Situadas em Caeté, Minas Gerais, essas escolas foram selecionadas e após sorteio, classificadas em escola experimental (EE) e controle (EC). Os professores de ciências de ambas escolas receberam treinamento prévio para ministrar aula sobre a doença e orientar os alunos da EE a atuarem como multiplicadores da informação. Além da aula, os alunosreceberam do professor um folheto sobre a LV, previamente testado quanto ao seu potencial informativo. A análise da informação dos alunos sobre a doença foi feita por meio de questionário de múltipla escolha antes e 90 dias após a aula do professor. Na EE o aluno teve como tarefa de casa repassar a informação da aula e do folheto ao familiar responsável por ele na escola. A tarefa teve duração de 15 dias e foi monitorada em sala de aula pelo professor. Os alunos da EC não tiveram tarefa de casa e não foram estimulados a discutir o assunto. Para a análise do repasse da informação pelo multiplicador, 100 famílias foram selecionadas mediante sorteio, sendo 25 de cada série das duas escolas. Antes e em diferentes tempos (30, 90 e 120 dias) após a intervenção do multiplicador, o familiar recebeu a visita de um agente de endemias da Secretaria de Saúde, que aplicou ao familiar o mesmo questionário utilizado com os alunos. Além disso, o agente preenchia um formulário que contemplava aspectos relacionados à limpeza das áreas externas dos domicílios. A análise do conhecimento sobre a doença e do processo de repasse da informação pelo ultiplicador foi feita por meio de grupos focais (GF) com os alunos e por métodos quantitativos (Delineamento em Parcelas Subdivididas e Test-T). Participaram do estudo 188 alunos, sendo 92 da EE e 96 da EC. Entre os 100 familiares selecionados, 77 participaram em todos os tempos avaliados. Desses, 31 eram responsáveis por estudantes da EE e 46 da EC. De modo geral, o nível de informação sobre a doença entre os alunos da EE e EC antes da aula foi baixo e sem diferençasignificativa (média de respostas corretas ao questionário de 33,2% na EE e 28,9% na EC). Após 90 dias da aula, os estudantes apresentaram melhora significativa (média de acertos de 53,3% na EE e 39,2% na EC), com um incremento de 20,1% nas respostas dos alunos da EE e 10,3% na EC (p<0,05). Na análise entre séries, os alunos da 8ª da EE apresentaram maior percentual de acertos que os da 8ª da EC, 19,7% e 9,8%, respectivamente. A análise dos questionários entre os familiares das duas escolas mostrou que o percentual de respostas corretas antes da intervenção do multiplicador foi 51% na EE e 44% na EC. Após 30, 90 e 120 dias, os familiares da EE apresentaram um incremento no percentual de acertos de 16,1%, 20,9% e 20% enquanto na EC este foi de 9,0%, 12,3% e 8,7% (p<0,05). A análise dos GF mostrou que os alunos multiplicadores se lembravam das informações repassadas na aula e contidas no folheto. Tanto alunos de 5ª quanto de 8ª série repassaram a informação aos familiares durante a tarefa de casa. A maioria das dúvidas dos familiares foi respondida pelos próprios alunos, e em alguns casos foi necessária a ajuda das professoras. O repasse da informação pelo aluno multiplicador mostrou-se adequado para a disseminação da informação sobre a LV aos seus familiares. Não houve diferença para o repasse da informação entre alunos de 5ª e 8ª série. O modelo adotado foi eficaz e apresentou resultados promissores quanto à mudança de atitude em relação ao manejo ambiental, a julgar pelo recolhimento da vegetação acumulada em volta da casa entre os familiares da EE, quando comparado aos domicílios dos familiares da EC (p<0,05). O trabalho integrado entre alunos, professores e profissionais de saúde pode ser uma alternativa para fortalecer as ações de prevenção e controle da leishmaniose visceral
Abstract: In the metropolitan region of Belo Horizonte (MRBH), visceral leishmaniasis (VL) is a health problem which had a significant increase over the last ten years (almost 10%) in the number of its occurrences, in the geographic expansion of autochthonous cases and in fatal ones. In this study, we examined a model of information transmission concerning VL with 5th and 8th grade students from public middle schools and their relatives. Two schools from Caeté, in the State of Minas Gerais were invited to participate and were classified as experimental school (ES) andcontrol school (CS). Science teachers of both schools received prior training to minister one class about the disease. After the class, the students from ES were instructed by their teachers to act as multipliers of the classess content. In addition, all students received a pamphlet aboutVL, which was previously tested in terms of its information. In order to find out what the students knew about the disease, they were asked to answer a multiple choice questionnaire before the class was taught and 90 days after. In ES, students were instructed to spread the informationcontained in the pamphlet to their family members. This activity was considered a homework task, and lasted 15 days, being monitored throughout this period by the teacher during classes. Students from CS received no homework tasks, nor were encouraged to discuss the issue. For the analysis of the information multiplication, 100 families were randomly selected (25 of each grade in both schools). Before and after the intervention of the students (30, 90, and 120 days), families were visited by a health worker who applied the same questionnaire used with the students, and handed out the same pamphlet. In addition, the health worker filled out a form about cleanliness conditions outside the house, such as the maintenance of the yard and of other areas. The analysis of knowledge about the disease and of the information multiplicationprocess was made through focus groups (FC) with the students and by quantitative methods (Delineament of Subdivided Parcels and T-Tests). For this analysis, 188 students were selected, 92 from ES and 96 from CS. Among the 100 families members selected, 77 were present in the entire evaluation process. Of these, 31 were responsible for ES students and 46 for CS. Before the classes were taught, the percentage of correct answers amongst ES and CS students was low and almost the same (33.2% in ES and 28,9% in CS). Nevertheless, 90 days after the classes, the students performance showed significant improvement (53.3% of correct answers on ES and 39,2% in CS), representing an increase of 20.1% in correct answers for ES students and of 10.3% for CS students (p<0.05). In the comparative analysis of the same grade, students from the 8th grade from ES had more correct answers than the ones from CS (19.7% and 9.8% respectively). The percentage of correct answers to the questionnaire amongst family members of both schools before the intervention of the multiplier was 51% for ES and 44% for CS. The results of family members from ES showed an increase of 16,1%, 20,9%, and 20% at 30, 90, and 120 days after intervention, respectively, while for CS this percentage was of 9.0%, 12.3%, and 8.7% (p<0.05). The FG analysis demonstrated that when acting as multipliers, students reminded their relatives of the information they learnt in class and in the pamphlet.Students from both 5th and 8th grades were asked to transfer information to their family as a homework task. Most of the doubts the relatives had were answered by the students themselves; in some cases they asked the teachers to help them. The transference of information was appropriate to spread information about VL to the students relatives, and there was no difference in this transference when comparing 5th and 8th grade students. The model used for spreading the information on VL was promising, especially considering the better cleanliness conditions outside the houses (with the removal of accumulated vegetation) of theES families after the intervention of the multipliers as compared to the residences of CS family members (p<0.05). Integrated work between health and education professionals which involves students as messengers of VL information may be a sustainable alternative to strengthen preventive and control actions of VL in urban areas
Subject: Doenças Prevenção
Saúde pública
Leishmaniose visceral
Veterinaria
Epidemiologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SSLA-7ULNVV
Issue Date: 4-Apr-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_formatada_danielle_28_08.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.