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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Brincar e ambientes de educação infantil: um estudo comparativo
Autor(es): Tathiana Martins de Carvalho
primer Tutor: Alysson Massote Carvalho
primer miembro del tribunal : Iris Barbosa Goulart
Segundo miembro del tribunal: Mauro Luis Vieira
Resumen: Considerando a importância dos primeiros anos do ciclo vital, sobretudo sua influência sobre as etapas posteriores, este estudo teve como principal objetivo descrever os tipos de brincadeira em crianças de três a cinco anos de idade e compará-los com a qualidade da educação infantil disponível para elas. Para isto, foram utilizadas as escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R) e Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition (ECERS-R) para avaliar o nível de qualidade da educação infantil. Além do uso dessas escalas foram gravadas as visitas de sete turmas de crianças, de sete escolas diferentes, a uma brinquedoteca, perfazendo um total de 129 participantes, na faixa etária entre 3 e 5 anos. As visitas duraram em média 54 minutos. Para análise dos dados relativos às visitas foi utilizado o sistema de classificação das brincadeiras elaborado por Tudge, Sidden e Putnam (2004). Esse sistema avalia, além dos principais tipos de brincadeira, como se dá a interação entre os participantes dos episódios. Foram avaliados 544 episódios de brincadeira no total. Como técnicas estatísticas empregou-se análise de correlação e análise de variância além da estatística descritiva. Em 62,25% dos episódios, as crianças brincaram sozinhas. Isto pode significar um grande interesse das crianças em explorar o ambiente que era novo para elas. Na grande maioria das brincadeiras (73,7%) o brincar de faz-de-conta não se fez presente. Entre as brincadeiras com fantasia, 20,2% eram simulação generalizada e somente 6,1% eram simulação de papéis adultos. Entre as brincadeiras sem fantasia, Estimulação Psicomotora foi a principal atividade, tanto para as crianças de 3 anos (68,71%) quanto para as de 5 anos (85,54%). A brincadeira com maior número de episódios, entre as crianças de 3 anos foi "Meios de transportes" (23,88). A brincadeira com menor número de episódios foi "Uso de armas - luta" (8,96%). Ao contrário, entre as crianças de 5 anos, destacou-se "Uso de armas - luta" (45,84%). Nesta idade, não se observou episódios de "Maquiagem" e "Bonecas". Nos episódios de brincadeira com fantasia simulação de papéis adultos, destacaram-se as brincadeiras no cantinho da "Maquiagem", com 65% entre as crianças de 3 anos e 85,71% entre as de 5 anos. Os episódios de brincar com fantasia, de acordo com o sexo, em sua maioria seguiram o esperado para os gêneros. Segundo a cultura dominante as meninas brincaram mais com bonecas e maquiagem e os meninos de luta e meios de transporte. Houve um número maior de episódios entre as crianças de 5 anos. Embora muito baixa, houve uma correlação significativa (r=0,161 , p< .01) entre a qualidade do brincar e as brincadeiras com fantasia, simulação de papéis adultos. Na análise de variância, em escolas cujas pontuações nas escalas eram mais altas houve um número maior de episódios de brincadeiras sem fantasia, em ambas as idades analisadas. Esses resultados sugerem relações entre a qualidade da educação infantil e os tipos de brincadeira. Conclui-se que esta atividade deve ser incentivada nas instituições de ensino, assim como em outros ambientes para crianças
Abstract: Considering the importance of the first years of life, above all its influence on latter stages of life, the present study aimed to describe the three to five year old child-plays and to compare it with the quality of their formal education. In order to do so, the Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R) and the Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition (ECERS-R) were used to assess the children education quality. Besides the use of the mentioned scales, the visits of toys room of seven classrooms pertaining to seven different schools each were taped, comprising a total of 129 participants between 3 and 5 years of age. The visits lasted approximately 54 minutes. The child-play characterization developed by Tudge, Sidden e Putnam (2004) was considered in the data analysis. This system not only evaluates the main forms of child-play but also the way participants interact during child-play. A total of 554 episodes of child-play were assessed. The statistical analysis consisted of correlation analysis, variance analysis and descriptive statistics. Children played alone in 62,25% of the episodes. This may imply that children were interested in exploring new environment. In most episodes make believe child-play were not available. Among the fantastic child-play 20, 2% consisted of generalized simulations and only 6,1% simulated adult roles. Among children without fantasy Psychomotor Stimulation was the main activity, as much as for three year old children as for the five year old children. The most frequent sort of child-play for three year old was means of transportation and for five year olds was fight gun use. In this age makeup and dolls child-plays were not present. In the fantasy episodes, the makeup play was present in 65% among three year olds and in 85,71% among the 5 year olds. The fantasy play episodes followed the expected pattern in relation to gender. As dominant culture states, girls play more often with dolls and makeup and boys with fight and means of transportation. There were an increased number of episodes among five year old children. Although somewhat low, significant correlation (r=0,161 , p< .01) was established between quality of child-play and the make believe play with adult role simulation. The variance analysis indicated that schools with higher scores in the scales showed a greater number of make-believe child-play in both ages. This result points to a relation between quality of child education and the types of plays performed by the children. This activity should be stimulated in education institutions and other places.
Asunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7WVJSM
Fecha del documento: 21-sep-2007
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