Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7X9JYR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Processos identitários em contextos de ações afirmativas
Authors: Silvia Adriana da Silva
First Advisor: Marco Aurelio Maximo Prado
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Sandra Maria da Mata Azeredo
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal compreender os processos identitários experienciados por jovens negros (as), considerando sua inserção em um contexto de reconhecimento e valorização da negritude. Neste sentido, desenvolvemos um estudo em que processos que envolvem a constituição dos sujeitos a partir de suas noções de pertença racial e reconhecimento, bem como, certo ativismo político ofereceram oportunidade de problematização e análise da natureza de nossa realidade. Tomando identidade enquanto categoria analítica e definindo-a como um processo, e, este, caracteristicamente dinâmico, histórico e político buscamos identificar as condições e contextos simbólicos e concretos possibilitadores de transformações e constituição de sujeitos, sempre a partir do recorte racial. Amparados pelos os referenciais teóricos da Psicologia Social analisamos os percursos de duas ex-bolsistas do Programa Ações Afirmativas na UFMG, antes e após seu ingresso no programa, buscando compreender como estas duas mulheres se constituíram e se transformaram pela vivência de discriminações e assujeitamentos, e, como puderam, pela mediação do reconhecimento positivo, criar formas vigorosas e criativas de enfrentamento e resistência a estas práticas. Em seu processo de significação da realidade social e constituição de si essas mulheres evidenciaram o caráter temporário e precário das identificações construídas, e a necessidade sempre constante de novas negociações e articulações culturais, políticas, econômicas, sociais e emocionais na consecução deste processo.
Abstract: This paper is the outcome of a previous research whose primary purpose was to comprehend the identity processes experienced by young black people, Considering their insertion in a context of recognition and appreciation of the negritude. In this sense we have developed a study in which the processes that involve the constitution of the subjects from their notions of racial origin and recognition, as well as some political activism, have offered the oportunity of problematization and analysis of the nature of our reality. Taking identity as an analytical category and defining it as a process characteristically dynamic, historical and political, we have tried to identify the conditions and the symbolical and concrete contexts that allow transformation and constitution of the subjects, always from the racial approach. Supported by the theoreticalreferences of the Social Psychology, we have analysed the course of two exscholarshipers from the Program of Affirmative Actions, in the FederalUniversity of Minas Gerais (UFMG), before and after they joined the program, trying to understand how these two women have established and transformed themselves through the experience of discriminations and subjections, and how they have been able to invent energetic and creative ways to face and resist those practices. In their process of signification of social reality and constitution of themselves, these women have attested the temporary and precarious character of the constructed identifications, and the need, always present, for new negotiations and cultural-political-economical-social-emotional articulations to consecute this process.
Subject: Programas de ação afirmativa
Brasil Relações raciais
Psicologia social
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7X9JYR
Issue Date: 10-Nov-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_silvia_out09.pdf920.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.