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Type: Monografias de Especialização
Title: Proposta de desenvolvimento do conhecimento organizacional utilizando sistema colaborativo em uma contabilidade
Authors: Clerenice Shirlaine Santos
First Advisor: Marcello Peixoto Bax
First Referee: Marta Araujo Tavares Ferreira
Abstract: Este trabalho foi elaborado para uma empresa do mercado contábil, precisamente para um departamento do escritório, que, para atender as exigências dos clientes, necessita estar cercado de informações e do conhecimento contábil em busca da excelência na prestação de serviços. Para realização deste trabalho, utilizou-se o método de entrevista com os membros do Departamento Contábil CGC e o diretor operacional. Foram utilizados também os métodos observação participativa e não participativa no período de setembro 2015 a dezembro 2015. Foi constatado que, na execução dos serviços, o departamento tem muita interação e integração com os demais departamentos da empresa e com os clientes, compartilhando ideias, experiências, troca de informações e estudos de leis e normais. Porém as informações e o conhecimento gerado nas reuniões informais dentro do departamento não são apreendidos e armazenados. Dessa forma, deixando de transformar o conhecimento tácito em explícito, dificultando a sua disseminação com mais facilidade e precisão aos demais funcionários e departamentos do escritório. A partir de revisões teóricas sobre organizações do conhecimento, qualidade de serviço, gestão do conhecimento, sistemas colaborativos e examinando o ambiente de trabalho do departamento, foi feita uma análise sobre mapeamento do conhecimento, funcionários chaves, comunidades práticas, sistemas wiki. Também se percebeu a necessidade de se apresentarem as barreiras ao conhecimento organizacional. Conclui-se que o conhecimento é o principal recurso de uma organização, porém esta não despende esforços com planejamento e estratégias que cultivem e disseminem o conhecimento adequado, o que resultaria em entrega de serviços com qualidade e excelência. É necessário concentrar esforços no recurso humano, investindo no capital intelectual de seus membros, mapeando o conhecimento existente e o conhecimento que deve ser agregado à organização. Em conjunto com a inserção da tecnologia adequada aos processos do conhecimento existentes na empresa. Além de um ambiente propício à gestão do conhecimento, pois o projeto de implantação da gestão do conhecimento, utilizando um sistema colaborativo como ferramenta, não dará certo, caso não se tratem as barreiras.
Abstract: This paper was developed for a company of the accounting market, precisely to a department, that, to attend to costumers demands, needs to be surrounded by information and accounting knowledge to reach the excellence in the provision of their services. For accomplishment of this paper, it was used the method of interview with the members of the Accounting Department and the Operational Director. It were also used the methods of participative observation and non-participative observation in the period of September 2015 to December 2015. It has been found that in the execution of the services, the department has plenty interaction and integration with other companys departments and with costumers, sharing ideas, experiences, knowledge and studies of laws and regulations. However, the information and knowledge generated in the informal meetings are not seized and absorbed. They fail to turn the tacit knowledge into explicit knowledge, hindering its dissemination with more precision to other employees and departments of the office. From theoretical reviews about knowledge organizations, quality of service, knowledge management, collaborative systems and by examining the workplace, it was made an analysis on knowledge mapping, key employees, practical communities and wiki systems. It was also perceived the necessity to present the barriers to organizational knowledge. It was concluded that the knowledge is the main resource of an organization, however it does not depend on the efforts with planning and strategies that cultivate and spread the adequate knowledge, which would result in the delivery of services with more quality and excellence. It is necessary to concentrate efforts on human resources, investing in the intellectual capital of its members, mapping the existing knowledge and the knowledge that must be added to the organization. Together with the insertion of appropriate technology to the knowledge processes presents in the company, besides a conducive environment to knowledge management, as the project of implantation of knowledge management, using a collaborative system as a tool, wont work, unless the barriers are treated.
Subject: Contabilidade  
Desenvolvimento organizacional  
Gestão do conhecimento  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBHLXF
Issue Date: 1-Jan-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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