Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários
Authors: Jessica Patricia Silva de Sa
First Advisor: Carlos Alberto Avila Araujo
First Referee: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Second Referee: Marina Nogueira Ferraz
Third Referee: Tatiane Krempser Gandra
Abstract: Uma das possibilidades que o leitor literário possui para compartilhar suas experiências de leitura é inserir-se no ambiente virtual, buscando outros leitores na web. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou investigar os blogs literários buscando averiguar as práticas informacionais dos blogueiros no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings, os círculos sociais de blogueiros, pertencentes à blogosfera literária. Acredita-se que a compreensão das práticas informacionais desses sujeitos pode fornecer importantes elementos para o entendimento das maneiras como os círculos sociais lidam com a informação nos blogs disponíveis na web. A abordagem social dos estudos de usuários da informação foi adotada como suporte teórico, baseando-se no conceito de práticas informacionais como forma de compreender a relação entre o sujeito e a informação. Foi realizada uma revisão teórica a respeito dos blogs, evidenciando o significado dos webrings como os círculos sociais formados pelos blogueiros na web. A leitura literária foi discutida com ênfase na sua apropriação e no seu compartilhamento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os dados obtidos foram avaliados com base na análise de conteúdo e discutidos à luz do embasamento teórico da pesquisa. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo. Contudo, não se pode considerar a atuação das blogueiras como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter o seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua própria opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.
Abstract: Readers of literature, among other alternatives, can share their reading experiences by inserting themselves in a virtual environment and searching for other readers on the web. This thesis aims at investigating literary blogs in order to examine the information practices of bloggers with respect to their roles as readers, content producers, and reading mediators in the webrings, the social circles of bloggers, belonging to the literary blogosphere. It is believed that the understanding of informational practices of these subjects can provide important elements for understanding the ways in which social circles deal with information in blogs available on the web. The social approach to the studies of information users was adopted as theoretical support based on the concept of information practices as a way of understanding the relationship between subject and information. A review of theory was carried out regarding blogs, highlighting the meaning of webrings as social circles formed by bloggers in the web. Literary reading was discussed with emphasis on its appropriation and sharing. Since the research was qualitative and in depth, the methodology involved the use of netnography, which allowed an immersion in the literary blogosphere, using the documentary analysis and the semi-structured interview as data collection techniques. The data obtained were evaluated based on the content analysis and discussed in light of the theoretical support. The results pointed out the information practices performed by the eight bloggers identified in the sample, which were listed in four categories: reading, identity, information actions, and interaction. Regarding the roles played by the bloggers in the literary blogosphere, it was identified that they act as readers and as content producers but are not considered mediators of reading, although they encourage reading on their blogs. The motivation of each blogger both to enter the literary blogosphere and to keep their blog active runs through personal matters that extend beyond the simple desire to share readings: the need to overcome shyness, to have an active voice, and to be heard by other people, as well as being able to express their own opinion about the readings, set an example for their children and keep them close, escape from loneliness, and the responsibility for editorial partnerships and blog readers. Regarding the formation of webrings, it was verified that they are formed both in virtual and in person, through literary events. However, the interaction between literary bloggers occurs predominantly in the virtual environment. Keywords: Information
Subject: Redes de relações sociais em linha
Blogs
Ciência da Informação
Leitura em Grupo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BBLHZZ
Issue Date: 18-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.