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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Políticas de arquivo e gestão de documentos no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Autor(es): Ney Lúcio da Silva
primer Tutor: Adalson de Oliveira Nascimento
primer miembro del tribunal : Renato Pinto Venancio
Segundo miembro del tribunal: Welder Antonio Silva
Resumen: Surgida no âmbito da Administração Científica, a gestão documental é admitida por profissionais e teóricos da Arquivologia como fundamental para as organizações, por contribuir para o alcance de economia, eficiência e eficácia administrativas, bem como para a preservação de documentos que podem servir para fins diversos daqueles que motivaram sua criação. Apesar de sua importância e da necessidade de sua implementação, a gestão de documentos ainda é uma realidade distante para muitas organizações. Esta pesquisa apresenta e discute o referencial teórico, o arcabouço legal que regra o tema e tenta mapear um possível contexto favorável à política de arquivos e à gestão de documentos, tendo como cenário uma instituição integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Para tanto, tece relações entre políticas públicas de arquivo, política institucional de arquivos e gestão documental, aqui entendida como intervenção técnica que incide sobre documentos e informação. Este é um trabalho exploratório e descritivo, em que se adotou como estratégia metodológica o estudo de caso e como procedimentos de coleta de dados a observação direta, a pesquisa documental, questionários e entrevistas. Por se tratar de uma instituição centenária, buscou-se identificar as principais iniciativas de organização dos documentos produzidos/acumulados, no intuito de se esclarecer sua relação com a produção, uso, critérios de avaliação e guarda de documentos ao longo de sua história. Evidenciou-se a necessidade de promover a plena conscientização dos diversos atores como fator imprescindível à formulação de uma política arquivística no âmbito institucional e à implantação de um programa de gestão documental.
Abstract: With Scientific Administration origins, records management is regarded as key to organizations by Archival professionals and scholars for fostering administrative economics, efficiency and efficacy as well as preservation of documents that may have various uses other than the ones that led to their creation. Despite its relevance and urge for implementation, records management is still to be implemented in the long run in a number of organizations. The present study presents and discusses the theoretical and the legal frameworks that guide the theme and may map a context favorable to archive policies and records management, under the light of an institution from the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais. Hence, this research draws relationships between archive public policies, archive institutional policies that is, technical intervention in documents and information. This work is of both exploratory and descriptive nature and encompasses the adoption of case study as a methodological strategy alongside direct observation, documental research, questionnaires, and interviews as data collection procedures. Once the institution is over 100 years, it was aimed at identifying the main initiatives to organize the documents produced/stored in order to clarify its relationship with production, use, assessment criteria and storage of documents over its history. It was worth noting that it is necessary to raise ones awareness of various actors as factors of paramount importance either to archival policy creation in the institutional realm or to records management program implementation.
Asunto: Arquivologia
Gestão de documentos
Ciência da Informação
Políticas públicas de arquivos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BCLJSR
Fecha del documento: 13-feb-2019
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