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Type: Monografias de Especialização
Title: Construção de uma taxonomia corporativa de dados bancários gerados em canais de atendimento eletrônico
Authors: Alessandra Levcovitz
First Advisor: Elisangela Cristina Aganette
First Referee: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Abstract: Na era da informação, a gestão e o uso eficiente dos ativos informacionais de uma empresa são essenciais para mantê-la competitiva. Em uma instituição bancária, por exemplo, é produzido, diariamente, um grande volume de dados relacionados às transações realizadas por clientes em seus canais de atendimento eletrônico. Esses dados são gerados, armazenados e acessados por meio de diferentes sistemas de informação, na forma de logs de transações não estruturados. Tais sistemas interpretam e usam os referidos dados com o objetivo exclusivamente operacional. Na era atual do Big Data, os bancos perceberam que esses logs, produzidos, armazenados e acessados por sistemas de informação, são excelentes fontes de informação interna e, desse modo, podem e devem ser usados estrategicamente, indo além do objetivo primário do sistema em que são gerados. A organização adequada destes dados para uso por diversas áreas de negócio, com interesses e necessidades diferentes, se tornou relevante para extração de conhecimento e tomada de decisões. O referido cenário evidencia e justifica a necessidade de se criar um repositório devidamente organizado de dados corporativos, que atenderá os usuários gestores da instituição. O armazenamento desses dados em um repositório de dados semiestruturado apresentou-se como uma alternativa adequada, considerando-se a diversidade de transações, o volume pré-existente de dados não estruturados armazenados em sistemas de informação com foco em canais eletrônicos, a estrutura irregular das transações e a evolução constante de produtos e serviços oferecidos pelos bancos a seus clientes. Neste cenário surge a necessidade de definição de um vocabulário controlado cujos termos serão usados como rótulos que serão agregados aos dados presentes em um log de uma transação bancária. Justifica-se a construção de uma taxonomia corporativa de para produtos e serviços bancários oferecidos aos clientes em canais de atendimento como alternativa para padronizar termos e conceitos para organizar e armazenar o universo de logs de transações bancárias. O presente estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de uma taxonomia corporativa para organização de dados bancários. Para isso, utilizou-se o procedimento operacional de elaboração de taxonomia corporativa proposto por Aganette e Teixeira (2017). Tal procedimento foi avaliado e aplicado em uma instituição bancária. A aplicação do referido procedimento resultou na construção de uma taxonomia corporativa de dados e em recomendações de melhoria do procedimento operacional para elaboração de taxonomia corporativa sob a ótica da estruturação de dados.
Abstract: In the information era, management and efficient use of company's information assets are essential to keep its competitiveness. In a banking institution, for example, a large volume of data is produced daily related to transactions performed on electronic channels by customers. These data are generated, stored and accessed by different information systems, in the form of unstructured transaction logs. Such systems work with these data for operational purpose only. In today's Big Data era, banks realized that these logs, produced, stored and accessed by information systems, are excellent sources of internal information and, thus, should be used strategically, going beyond the primary purpose for what they were generated. The right organization of these data, to be used by different business areas with different needs, becomes relevant for knowledge acquisition and decision-making. The need to create a properly organized corporate data repository, which will support company´s managers and decision makers, is justified in this scenario. Store these data in a semi-structured data repository seems to be an adequate alternative, considering the diversity of transactions, the large volume of unstructured data current stored by banking cannels information systems, the irregular transaction structures and the continuous evolution of products and services offered by banks to their customers. In this scenario, the need to define a controlled vocabulary, which terms will be appended as labels to the existing banking transaction log´s data, arises. The construction of a corporate taxonomy for banking products and services is desirable as a solution to standardize terms and concepts to store the banking transaction logs data. The present study aims to evaluate the applicability of a corporate taxonomy to organize bank data. For this purpose, the operational procedure for construction of corporate taxonomy proposed by Aganette and Teixeira (2017) was used. This procedure was evaluated and applied in a banking institution. The procedure application resulted in the construction of corporate taxonomy for data and in some recommendations for the operational procedure improvement to create corporate taxonomy in data organization perspective and data structuring point of view.
Subject: Recuperação da informação  
Bancos virtuais  
Big data 
Taxonomia  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BDNHW7
Issue Date: 18-Dec-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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