Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7
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dc.contributor.advisor1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Anna da Soledade Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.creatorRivadavia Correa Drumond de Alvarenga Netopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:58:57Z-
dc.date.available2019-08-12T16:58:57Z-
dc.date.issued2002-11-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7-
dc.description.abstractThis research work analyses 20 case studies founded in the literature and aims at gaining a better understanding about the real meaning of the term Knowledge Management to these firms in the cases. Another goals involve the understanding about how these organizations have been using information and knowledge towards reaching its organizational goals and improved competitiveness. It was also desirable to answer if Knowledge Management was the theory thatarose in order to fulfill the lack observed in the administration theories of the information era. It was also analyzed the performance indicators, best practices and a frame was created based on the model of information and knowledge use as proposed by CHOO (1998).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa analisa 20 casos de gestão do conhecimento relatados na literatura e objetiva uma compreensão mais clara do significado do termo Gestão do Conhecimento para as organizações em questão, além de buscar um melhor entendimento sobre como essas organizações vêm utilizando a informação e o conhecimento com vistas à maximização da competitividade e alcance dos objetivos organizacionais. Buscou-se também responder, com base nesses entendimentos e a partir da perspectiva da evolução das estruturas organizacionais, se a Gestão do Conhecimento surge ou não para preencher a lacuna das Teorias de Gestão na Era Informacional. Foram analisados ainda os indicadores de desempenho relatados,realizou-se o agrupamento das melhores práticas de gestão do conhecimento relatadas e, com base no modelo proposto por CHOO (1998), fez-se um enquadramento de cada caso relatado a partir dos três usos da informação e do conhecimento propostos por esse autor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInformação gerencialpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleGestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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