Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
Autor(es): Daniel Alexandre Moreira
Primeiro Orientador: Marta Araujo Tavares Ferreira
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo membro da banca: Beatriz Valadares Cendon
Terceiro membro da banca: Isis Paim
Resumo: Analisa as características da prática de serviços de consultoria em gestão do conhecimento, oferecidos no Brasil por organizações das áreas de administração de empresas, tecnologia da informação, gestão de documentos e informações e aquelas especializadas em gestão do conhecimento. Visa confrontar com a prática alguns aspectos teóricos da gestão do conhecimento identificados na literatura: sua subdivisão em duas ênfases foco nas novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) e foco nas pessoas (Karl-Erik Sveiby); seu embasamento em três disciplinas administração, ciência da computação e ciência da informação (Ricardo Barbosa & IsisPaim); seus três domínios KM1 (ciência da informação), KM2 (engenharia de processos) e KM3 (teoria organizacional) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); as áreas que dedicam maiores esforços no estudo da gestão do conhecimento ciência da computação, ciência da informação, administração e engenharia (T. D. Wilson).
Abstract: Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).
Assunto: Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
Tecnologia da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
Data do documento: 29-Ago-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado___daniel_alexandre_moreira.pdf827.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.