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http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFNET
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Inclusão digital para a redução de desigualdades sociais: a apropriação e o uso das tecnologias da informação para a atuação cidadã |
Authors: | Heloisa Helena Fernandes Soares de Albuquerque |
First Advisor: | Ana Maria Rezende Cabral |
First Referee: | Marta Pinheiro Aun |
Second Referee: | Maria Guiomar da Cunha Frota |
Third Referee: | Maria Beatriz A Sathler Bretas |
Abstract: | Esse trabalho analisa o desenvolvimento do projeto de inclusão digital Cidadão.NET, promovido pelo Governo Estadual de Minas Gerais, por meio da SEDVAN - Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas e do IDENE - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Objetivouse avaliar o potencial de tal programa para a promoção de oportunidades de inclusão social e digital dos seus usuários. Para tanto, utilizou-se aportes teóricos do campo da ciência da informação e de outras ciências sociais que buscam compreender a relação sujeito - cidadania e a centralidade dos processos informacionais na sociedade contemporânea. Realizou-se uma pesquisa descritiva, amparada por um trabalho de campo quantitativodescritivo promovido nas cidades de Brasília de Minas, Novo Oriente de Minas, Janaúba, Montes Claros e Minas Novas, selecionadas entre as 36 primeiras localidades a contarem com um telecentro do Programa Cidadão.NET. Foram aplicados questionários semi-abertos aos usuários, entrevistas semi-estruturadas entre os instrutores dos telecentros, além de entrevistas não estruturadas dirigidas aos gestores locais, à Coordenadoria Pedagógica e à Coordenadoria Geral. Os resultados obtidos apontam que o Programa de Inclusão Digital Cidadão.NET apresenta excelente potencial para a promoção de oportunidades de inclusão digital, que podem contribuir também para a inserção social dos usuários, desde que haja uma série de reconfigurações em sua estrutura. O contexto local dos usuários, as suas condições sociais emateriais devem ser considerados na avaliação e reestruturação do Programa e na condução das atividades de ensino-aprendizagem. Deve-se investir fortemente na instrumentalização dos sujeitos para que os mesmos insiram-se de forma crítica no meio digital. É premente aimplantação de um modelo de gestão que favoreça a consecução dos objetivos do Programa. Também devem ser estabelecidos indicadores de inclusão digital que permitam o monitoramento e a avaliação do Cidadão.NET. |
Abstract: | This work evaluates the development of the Cidadão.NET (Citizen.NET) Digital Inclusion Program sponsored by the Government of the Minas Gerais State in Brazil, through its Special Secretariat for the North of Minas and the Jequitinhonha and Mucuri River Valleys Development (SEDVAN, in Portuguese) and its Institute for the Development of the North and Northeast Regions of Minas Gerais (IDENE). We aimed at analysing the potential of the Program to effectively create social and digital inclusion opportunities to its users. Our evaluation was based on social and information sciences studies of the connection between subject and citizenship, and of the essential role of information processes in modern society. Our conclusions are based on a quantitative-descriptive field work carried out at the cities of Brasília de Minas, Novo Oriente de Minas, Janaúba, Montes Claros and Minas Novas, which were selected among the 36 cities first equipped with a Cidadão.NET Telecentre in the State. Research tools were semi-open questionnaires answered by telecentre users, semistructured interviews with the instructors, and open interviews with local managers and withEducational and General Coordinators. Our results indicate that theCidadão.NET Program presents an excellent potential for thepromotion of digital inclusion opportunities. These can also contribute to users social inclusion if the Program is structurally re-configured. Users local context and social and financial conditions are to be considered in the re-evaluation and improvement of the Program, as well as in the development of the teaching and learning activities. Users also needto be properly prepared to a critical analysis of the digital environment and information, and a substantial investment is needed to make this preparation possible. Additionally, it is urgent the implementation of a Program management model to facilitate the attainment of its originaland new purposes. Finally, digital inclusion indicators are to be established for the monitoring and continuous evaluation of the Cidadão.NET Program. |
Subject: | Sociedade da informação Inclusão digital Ciência da informação Inovações tecnológicas Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFNET |
Issue Date: | 8-Jul-2005 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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