Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFPMQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Erichsen Nassif Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Beatriz Valadares Cendonpt_BR
dc.contributor.referee3Regina Froes Dolabelapt_BR
dc.creatorMarilaine Schaun Pelufept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:50:01Z-
dc.date.available2019-08-10T02:50:01Z-
dc.date.issued2005-10-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFPMQ-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the relative importance of different sources of information for decision support in the steel-metallurgy business sector. The survey was carried out in small scale businesses located at the Passo Fundo county, Rio Grande do Sul State, Brazil. This study arises from the analysis of the competitive intelligence and their basic processes in order to investigate the sourcesof information used by the managers. Each source of information was analyzed regarding frequency of utilization, relevance and reliability. The results show that the customers sector is the one with the highest level of importance in relation to trends and events. The survey reveals that the traditional media types are the most frequently used while, regarding relevance and reliability, the customers are sources most frequently mentioned.pt_BR
dc.description.resumoIdentificar o uso de informação do ambiente organizacional externo foi o objetivo desse estudo que questionou executivos de empresas do setor metal-mecânico sobre os setores do ambiente valorizados como suporte a tomada de decisão e as fontes de informação utilizadas. As empresas pesquisadas estão localizadas na região do município de Passo Fundo (RS) e são de micro e pequeno portes. O estudo parte da análise da atividade de inteligência competitiva e seus processos básicos para a investigação das fontes de informação utilizadas pelos executivos. Essas fontes foram analisadas nos aspectos de freqüência de uso, relevância e confiabilidade. Os resultados mostram que o setor clientes é o que possui maior grau de importância com relação as tendências e eventos. A pesquisa revela que as mídias tradicionais são as mais freqüentemente utilizadas enquanto, em termos de relevância e confiabilidade, a pesquisa aponta os clientes como as fontes mais citadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPasso Fundo RSpt_BR
dc.subjectSetor industrial Metalurgiapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas Fontes de informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.titleO uso da informação do ambiente organizacional por indústrias do setor metal-mecânico de micro e pequenos portes da região de Passo Fundo - RSpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___marilaine_schaun_peluf_.pdf509.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.