Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFPMQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O uso da informação do ambiente organizacional por indústrias do setor metal-mecânico de micro e pequenos portes da região de Passo Fundo - RS
Autor(es): Marilaine Schaun Pelufe
Primeiro Orientador: Monica Erichsen Nassif Borges
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo membro da banca: Beatriz Valadares Cendon
Terceiro membro da banca: Regina Froes Dolabela
Resumo: Identificar o uso de informação do ambiente organizacional externo foi o objetivo desse estudo que questionou executivos de empresas do setor metal-mecânico sobre os setores do ambiente valorizados como suporte a tomada de decisão e as fontes de informação utilizadas. As empresas pesquisadas estão localizadas na região do município de Passo Fundo (RS) e são de micro e pequeno portes. O estudo parte da análise da atividade de inteligência competitiva e seus processos básicos para a investigação das fontes de informação utilizadas pelos executivos. Essas fontes foram analisadas nos aspectos de freqüência de uso, relevância e confiabilidade. Os resultados mostram que o setor clientes é o que possui maior grau de importância com relação as tendências e eventos. A pesquisa revela que as mídias tradicionais são as mais freqüentemente utilizadas enquanto, em termos de relevância e confiabilidade, a pesquisa aponta os clientes como as fontes mais citadas.
Abstract: The objective of this study was to identify the relative importance of different sources of information for decision support in the steel-metallurgy business sector. The survey was carried out in small scale businesses located at the Passo Fundo county, Rio Grande do Sul State, Brazil. This study arises from the analysis of the competitive intelligence and their basic processes in order to investigate the sourcesof information used by the managers. Each source of information was analyzed regarding frequency of utilization, relevance and reliability. The results show that the customers sector is the one with the highest level of importance in relation to trends and events. The survey reveals that the traditional media types are the most frequently used while, regarding relevance and reliability, the customers are sources most frequently mentioned.
Assunto: Pequenas e médias empresas Fontes de informação
Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFPMQ
Data do documento: 31-Out-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado___marilaine_schaun_peluf_.pdf509.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.