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dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee1Marta Pinheiro Aunpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Guiomar da Cunha Frotapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Beatriz A Sathler Bretaspt_BR
dc.creatorCamila Maciel Campolina Alves Mantovanipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:31:26Z-
dc.date.available2019-08-12T11:31:26Z-
dc.date.issued2006-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QJY-
dc.description.abstractThe information era, characterized by the centralization of information processes, undergoes a new phase, due to the wireless connection provided by mobile digital technologies. Among these, the mobile phone stands out, having gone through many transformations in the past years, both in external appearance and in its functions. Currently it has gone beyond being a means for telecommunications and becomemultifunctional entertaining equipments. Mobile phones have incorporated music, images, video, texts, emails and internet access to their platforms, allowing users to immerse themselves in information and interaction processes while in movement. In this scenario, the informational market diversifies and users change in great speed.In mobile phones, aside from the mobile phoning operators, new roles emerge on the scene offering Value Added Services (VAS). For instance, companies that spread information in other media began to see the mobile phone as a new and promising multimedia vehicle for their contents. The term infotainment a merger between information and entertainment translates well the new characteristic of informationwhich has been appropriated by new technologies. The flows circulating in mobile networks are hybrid and plural and point towards the marketing of information. In this context, this research had the objective of identifying, analyzing and characterizing the social and technical implications of mobile phones in the production, organization,dissemination and reception of information. In order to do so, behaviors, activities and representations of the subjects involved in these processes was analyzed, as well as the current picture of mobile phones in Brazil and in the world. Through this analysis, we sought to comprehend the new relationships established between subject, media technology and information in contemporary timespt_BR
dc.description.resumoA era da informação, caracterizada pela centralidade dos processos informacionais, vivencia uma nova fase, em vista da conectividade sem fios propiciada pelas tecnologias móveis digitais. Dentre essas tecnologias, destaca-se o telefone celular que, nos últimos anos, passou por diversas transformações, tanto em sua aparênciaexterna quanto em suas funcionalidades. Atualmente, mais que meio para telecomunicações, esses dispositivos tornaram-se um equipamento de entretenimento multifuncional. Os celulares incorporaram música, imagem, vídeo, texto, e-mail, acesso à Internet à sua plataforma, permitindo aos sujeitos ingressar em diversos processos informacionais e interacionais em movimento. Nesse cenário, o mercado informacional se diversifica e os usuários alteram-se com grande velocidade. No caso da telefonia móvel, além das operadoras, novos atores entram em cena na oferta dos Serviços de Valor Adicionado (SVA). Por exemplo, empresas que já disseminavam informações em outros suportes, começam a ver o celular como um novo e potencial veículo multimídia para divulgar seus conteúdos. O termo info-entretenimento, do inglês infotainment - junção entre information e entertainment (informação e entretenimento) - representa bem esse novo caráter assumido pela informação e que foi apropriado pelas novas tecnologias. Os fluxos que circulam nas redes móveis são híbridos e plurais e apontam para a mercantilização dainformação. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve por objetivo identificar, analisar e caracterizar as implicações sociais e técnicas da telefonia celular na produção, organização, disseminação e recepção de informações. Para tanto, foram analisadas as atitudes, atividades e representações dos sujeitos envolvidos nesses processos, bem como o atual quadro da telefonia móvel celular no Brasil e no mundo. Através desta analise, buscou-se compreender as novas relações estabelecidas entre sujeito, mediação tecnológica e informação nacontemporaneidadept_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectInfo-entretenimentopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçãopt_BR
dc.subjectTelefonia Celularpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.otherTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherTelefonia celularpt_BR
dc.titleInfo-entretenimento na telefonia celular: informação, mobilidade e interação social em um novo espaço de fluxospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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