Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QZ8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Monica Erichsen Nassif Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Gercina Angela Borem de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.referee3Dimitri Fazito de Almeida Rezendept_BR
dc.creatorAndrea Lucia Lara Mendespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:31:56Z-
dc.date.available2019-08-12T21:31:56Z-
dc.date.issued2006-06-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QZ8-
dc.description.abstractFrom the collection of information up to the act of deciding, there is a natural social way which involves many individuals in different levels of a company - that establishing a real communications network. People still are the best means to identify, categorize, filter, interpret and integrate the information. This research consists in a case study that focuses the informational process in a specific department of a financial institution. There are many inquiries about the management of the information inside organizations that are not sufficiently cleared yet. Undoubtedly, technological evolutions become ease storing, processing and distribution of information especially in institutions. On the other hand, it is known that in order to have effectiveness in the use of information resources within organizations, it is necessary: 1. the recognition of the individual as elementary to the informational process; e 2. the learning of how to work with that resource. The problem of the research begins in the questioning of how the organization can make visible the acting of individuals and teams in the informational process, so as to efficiently manage the informational resources. As there are many ways of materializing the informational process, the research is based upon the assumption that the Social Networks Analysis may be one alternative to the decision-maker. The use of this appliance can be the justification that will comfort the administrator for the decision-making since during daily work routine people interact to exchange and share information and this action can be seen as an element of social relations. In the Social Networks Analysis viewpoint the information is a structural variable (content of relations) and the employees duty and allocation in work teams are the composition variables. Methodologically, this study consisted in a relevant exploitation research, with the use of quantitative and qualitative data and data collecting techniques based upon observation, analysis of the content of the institutions standard book and semi-structured interviews. The results show: the preference of interpersonal communication over technologically equipment guided communication, a strong influence of the organizations hierarchy in directing the information flow which is vertical and turned to the center of the teams. The conclusion reiterates that the Social Network Analysis consists in a useful tool for managing information within organizations.pt_BR
dc.description.resumoDa coleta de informação à tomada de decisão há um percurso social natural que envolve muitos indivíduos, em diferentes níveis da empresa, formando verdadeiras redes de comunicação, pois, as pessoas ainda são os melhores meios para identificar, categorizar, filtrar, interpretar e integrar a informação. Esta pesquisa constitui-se em um estudo de caso, que enfoca o processo informacional dentro de uma instituição financeira num determinado departamento, e preserva as características holísticas e significativas do evento estudado. Sob o ponto de vista gerencial do fluxo da informação, há muitas questões sobre a gestão da informação nas organizações, que ainda não foram suficientemente esclarecidas. Sem dúvida, as evoluções tecnológicas facilitam as funções de armazenagem, processamento, de distribuição da informação na sociedade e, sobretudo, nas instituições. Por outro lado, sabe-se que para se ter efetividade no uso dos recursos de informação nas organizações faz-se necessário: 1. o reconhecimento do homem como elemento fundamental do processo informacional; e 2. o aprendizado de como trabalhar com esse recurso. O problema de pesquisa inicia-se na questão de como a organização pode tornar visível a atuação dos indivíduos e equipes no processo informacional, para que se possa gerir eficazmente os recursos informacionais. Como há vários modos de se materializar o processo informacional, a pesquisa parte da pressuposto, que a Análise de Redes Sociais pode ser uma das alternativas encontradas pelo tomador de decisão, pois, apresenta uma metodologia, que revela uma série de medidas estatísticas denominadas estruturais, baseadas nas posições ocupadas pelas entidades sociais na rede e suas conexões. O uso destas medidas pode ser a justificativa que vai dar conforto ao administrador para a tomada de decisão. Já que, no dia a dia das organizações as pessoas interagem para trocar e compartilhar informação e esta ação pode ser vista como elemento das relações sociais, conseqüentemente, a comunicação interna pode ser observada sob o enfoque de uma estrutura em rede. Do ponto de vista da Análise de Redes Sociais a informação é a variável estrutural (conteúdo das relações) e o cargo do funcionário e sua alocação nas equipes de trabalho são as variáveis de composição. Do ponto de vista metodológico, este estudo constituiu-se em uma pesquisa aplicada e exploratória, com uso de dados quantitativos e qualitativos e técnicas de coleta de dados baseado na observação, análise de conteúdo do livro de normas da instituição e entrevistas semi-estruturadas. Demonstra-se nos resultados: a preferência da comunicação interpessoal sobrepondo a comunicação mediada por equipamento tecnológico; a forte influência da hierarquia da organização no direcionamento do fluxo da informação, que é verticalizado e voltado para o interior das equipes; e como o fluxo acontece entre os indivíduos e equipes. A conclusão reitera que a Análise de Redes Sociais constitui-se em uma ferramenta útil para a gestão da informação nas organizações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subject.otherInteração socialpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subject.otherComunicação interpessoalpt_BR
dc.titleA Contribuição da metodologia de análise de redes sociais na gestão da informação nas organizações: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___andr_a_l_cia_lara_mendes.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.