Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gestão de conteúdo na Embrapa
Autor(es): Enilda Alves Coelho
Primeiro Orientador: Marcello Peixoto Bax
Primeiro membro da banca : George Leal Jamil
Segundo membro da banca: Monica Erichsen Nassif Borges
Resumo: O rápido crescimento do volume de informação constitui, atualmente, um dos grandes desafios para a sociedade. Informações desatualizadas, duplicadas, com grande número de inconsistências e de baixa qualidade são problemas freqüentes. Nesse cenário, a gestão da informação e do conhecimento constitui uma tarefa complexa para as organizações. Então, a estratégia de gestão de conteúdo tem sido apresentada como uma nova forma de enfrentar esse desafio. É apontada como a chave para o gerenciamento moderno da informação. Este trabalho apresenta os principais conceitos teóricos relacionados à gestão de conteúdo na empresa. É também apresentado e discutido, através de uma estratégia de estudo de caso, um modelo de gestão de conteúdo aplicado a um sítio Web de uma organização pública, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conclui-se que a gestão de conteúdo é um processo complexo, que engloba um conjunto de atividades inter-relacionadas e executadas por diferentes profissionais, muitas vezes, dispersos na organização. As tecnologias de informação constituem uma parte importante desse processo, são ferramentas que auxiliam os usuários em um determinado contexto organizacional. Em síntese, um processo de gestão de conteúdo mais efetivo exige uma abordagem mais ecológica e integrada, ou seja, baseada em componentes sociais, organizacionais e tecnológicos.
Abstract: The rapid growth of information nowadays constitutes one of the great challenges in this information society. Outdated information, duplications, inconsistencies, low quality, among others, are frequent problems. In this scene, the information and knowledge management constitute a complex task for the organizations. So, the strategy of content management has been presented as a new way to face this challenge. It is pointed as the key of the modern information management. This work presents the main theoretical concepts related to enterprise content management. It is also, presented and argued, through a strategy of case study, a Web content management model applied to a Web site in a public organization, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). In summary, the Content Management is a complex process with interrelated activities that, in turn, are executed by distinct professionals in the organization. The information technologies constitute an important part of this process and are tools that help the users in a specific organizational context. The most effective content management process demands an ecological and integrated approach, based on social, organizational and technological components.
Assunto: Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Tecnologia da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6WLJUV
Data do documento: 20-Dez-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado___enilda_alves_coelho.pdf3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.