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Type: Tese de Doutorado
Title: O tácito como conhecimento e seu modo de uso no labirinto organizacional contemporâneo
Authors: Maria Lucia Goulart Dourado
First Advisor: Jorge Tadeu de Ramos Neves
First Referee: Marta Pinheiro Aun
Second Referee: Maria Guiomar da Cunha Frota
Third Referee: Ricardo Augusto Alves de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Estelle M. Morin
Abstract: Estudo etnográfico compreendendo imersão numa organização de médio porte, com sede em Minas Gerais, da área de Tecnologia da Informação, buscando identificar distinções relacionadas ao conhecimento tácito e seu uso no contexto de trabalho. A pesquisa realizada buscou colher dados, formular teorias provisórias, criando novos significados, explorando as tensões entre o conhecimento individual e grupal, entre a intuição, senso comum e o aprendizado organizacional, questões inscritas na área da Ciência da Informação, no que diz respeito à arena de criar significados internos nas organizações, a partir de informações várias, do ambiente interno e externo. A Pesquisa envolveu análise de documentos, entrevistas e observação de campo, numa perspectiva de triangulação metodológica. Inicialmente, buscouse compreender o ambiente em que o conhecimento tácito se manifestava da maneira como ele é nomeado em documentos, depois pela maneira como os próprios participantes daquele ambiente vêem seu cotidiano, descrevem-no, orientam-se nele para realizar as suas atividades diárias, caracterizadas como práticas. O uso do método etnográfico exigiu que o observador no campo procurasse se orientar através daquilo que vai apreendendo nos contatos, conversas e vivências e, a partir daí, criar categorias que seriam reconhecíveis e aceitáveis para aqueles nativos do lugar, em vez de utilizar conceituações e categorias preestabelecidas, criadas em outros ambientes artificiais. Da análise dos documentos, surgiram categorias relativas às práticas, às normas, aos significados da empresa. Essas categorias foram consideradas como settings ou como loci, nos quais o conhecimento tácito reside: 1) Uniqueness/singularidade; 2) Modelo de Negócio; 3) Ciclos/história da empresa; 4) Curtição, alegria,diversão; 5) Hierarquia e do lucro; 6) Aprendizado e formas de compartilhamento. A categorias foram consideradas como pertencentes a distintos pólos de conhecimento, os três primeiros de natureza interna ao negócio, conclusão que leva ao cerne de pesquisas recentes feitas em administração estratégica, na chamada Visão da Empresa Baseada no Conhecimento, que considera o conhecimento como o principal ativo estratégico de uma organização. E os três últimos ligados a externalidades, que favorecem mais do que fundam a existência do negócio e se inscrevem na discussão sobre políticas de RH, ligadas ao contexto capacitante. Essas categorias, ao confrontadas, são vivenciadas na empresa como antagônicas, proposições que chegam a conclusões opostas, entre as quais a empresa deve fazer escolhas. Numa perspectiva compreensiva, percebemos a tendência de resolução desses aparentes dilemas, como se representassem um problema e, portanto, fossem passíveis de uma solução final. O paradigma mecanicista impede, muitas vezes, o tensionamento e a conciliação entre controle e liberdade, estabilidade e mudança, coesão e diversidade, comuns nas organizações contemporâneas e encontradas na empresa pesquisada. A opção por vezes exagerada pelo registro, pelas regras, leva à asfixia e empobrecimento do conhecimento tácitoexistente. No entanto, há conciliações possíveis no estímulo e cultivo das comunidades de prática e ainda no uso ampliado de linguagens hipertextual, tal como a encontrada na wikipedia, soluções que remetem ao conceito de complexidade e que fogem de visões contemporâneas simplificadoras.
Abstract: Ethnographic study including immersion into an average size organization, with headquarters in Minas Gerais, in the Information Technology field, in order to identify related distinctions in the tacit knowledge and its use in the work context. The research carried out sought to collect data, to formulate provisional theories, creating new meanings, exploring the tensions between the individual and group knowledge, between intuition, common sense and the organizational learning, issues inscribed in the Information Sciences field, regarding the arena for creating internal meanings in the organizations, from the varied information, from the inside and outside environment. The Research involved documents analysis, interviews and field observation, in a perspective of methodological triangulation. First, in the search for understanding the environment where the tacit knowledge was presented in the way it is named in documents, then the way the participants themselves see their day-to-day activities in that environment, describe it, and are guided in it so as to carry out their daily activities characterized as practices. The use of the ethnographic approach has required that the field observer sought to be guided through what is going to be learned in the contacts, talks and intimacy and, from there on to create categories that would be recognized and acceptable by the native locals, instead of using pre-set concepts and categories, created in other artificial environments. From the documents analysis, categories have arisen related to the company practices, rules, meanings. These categories were considered settings or loci, where the tacit knowledge is: 1) Uniqueness / singularity; 2) Business Model; 3) Cycles / company history; 4) Enjoyment, joy, fun; 5) Hierarchy and profit; 6) Learning and share. The categories were deemed to belong in distinct knowledge poles, the first three ones being from the business internal nature, conclusion that leads to the core of recent researches carried out in strategic administration, in the so called Company Vision Based in the Knowledge, that takes knowledge as the primary strategic asset within an organization. The three ultimate ones linked to the externality, which favors rather than found the business existence and are inscribed in the discussion about HR policies, linked to the capacitance context. Thesecategories, when compared, are seen within the company as antagonists, propositions that achieve opposing conclusions, among which the company should make choices. From a comprehensive perspective, we see these apparent dilemmas resolution tendency as though they were a problem and, therefore, liable to reach a final solution. The mechanicist paradigm often avoids the tension and conciliation between control and freedom, stability and change, cohesion and diversity, so common in the contemporary organizations and found in thecompany under study. The option frequently exaggerated by the register, by the rules, leads to the existing tacit knowledge asphyxia and impoverishment. However, there are possible conciliations in the stimulus and cultivation of the practice communities and also in the widened use of hyper textual languages, as found in the wikipedia, solutions that refer to the complexity concept and escape from the simplifying contemporary visions.
Subject: Aprendizagem organizacional
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74QJGF
Issue Date: 10-May-2007
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