Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74TPJG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Informação e democracia deliberativa: um estudo de caso de participação política na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Autor(es): Nilson Vidal Prata
Primeiro Orientador: Maria Guiomar da Cunha Frota
Primeiro membro da banca : Alcenir Soares dos Reis
Segundo membro da banca: Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Resumo: Estuda-se, nesta dissertação, a relação entre informação e democracia deliberativa para tentar compreender a dimensão informacional que envolve o processo de participação política da sociedade organizada no âmbito do Poder Legislativo estadual. Para tanto, analisam-se as atividades desenvolvidas e a documentaçãoproduzida em cada etapa de um mecanismo de interlocução com a sociedade denominado seminário legislativo, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. No plano teórico, exploram-se os conceitos de assimetria informacional, accountability e competência informacional, considerados fundamentais para a compreensão das possibilidades e dos limites de influência da informação no campo político. Procura-se ainda identificar os principais aspectos da relação entre informação e democracia com base nos argumentos do elitismo democrático, da teoria poliárquica e da teoria deliberativa de democracia. Conclui-se que, no caso estudado, em linhas gerais, foram gerados fluxos informacionais que propiciaram avanços relativos à redução da assimetria informacional e à ampliaçãodos níveis de accountability do processo democrático. Contudo, identificaram-se aspectos negativos relacionados à escassez de informações sobre os resultados práticos da deliberação e à dispersão dos conteúdos gerados durante o seminário legislativo analisado.
Abstract: This dissertation analyses the relationship between information and deliberative democracy to try to understand the informational dimension that involves the politics participation process of the society in the scope of the state Legislative Power. For that, in such way, examines particularly activities and the documentation produced in each stage of a mechanism of politics participation denominate legislative seminary, developed by Minas Gerais State Legislature (Brazil). In the theoretical plan, are explored the concepts of information asymmetry, accountability and information literacy, considered basics for understanding the possibilities and the limits of influence of the information in the politician field. It still identifies the main aspects of the relationship between information and democracy theories, especially democratic elitism, poliarchy and deliberative democracy. The conclusion is that, in the studied case, general lines, information flows had been generated propitiating advances to the reduction of the information asymmetry and to the magnifying the levels of accountability of the democratic process. However, negative aspects had been identified, related to the scarcity of information on the practical results of the deliberation and to the dispersion of contents generated during the legislative seminary analyzed.
Assunto: Computação gráfica
Ciência da informação
Sistemas de recuperação da informação
Processamento de imagens
Desenho técnico Indexação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74TPJG
Data do documento: 4-Jul-2007
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