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dc.contributor.advisor1Paulo Bernardo Ferreira Vazpt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Souza Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Priscila Lena Fariaspt_BR
dc.creatorBruno Guimaraes Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:44:19Z-
dc.date.available2019-08-09T14:44:19Z-
dc.date.issued2005-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VCSA-6W9NC4-
dc.description.abstractBesides traditional medias, popular typography is a discrete communicative act in everyday life space. These anonymous writing of ordinary people is capable to estimulate a criative activity on the reader of their eccentric and irregular characters. When the principles of legibility are not present, type emerge as an enpowerment of meaning, becaming far from the idea of a transparent sign. This unusual reading process made possible by formal and contextual singularities of popular typography is the main object of this dissertation. Since ten images of popular typography, chosen by their eccentricity from the rules of lebilility in classic typography, is made an investigation of how, during reading process, the reader attention is guided simultaneously for the materialities of these texts and for the complexity of everyday life space.pt_BR
dc.description.resumoÀ margem das mídias convencionais, a tipografia popular é um ato comunicativo que aparece discretamente no espaço cotidiano. Forma anônima de comunicação, essa escrita do homem ordinário é capaz de estimular a atividade criadora do leitor de seus caracteres excêntricos e irregulares. Quando os princípios definidores da legibilidade se fazem ausentes, a letra distancia-se da idéia de um signo transparente e o ilegível emerge como potencializador de sentidos. Esse processo de leitura incomum, proporcionado pelas singularidades formais e contextuais da tipografia popular, constitui o objeto desta dissertação. A partir de dez imagens da tipografia popular, selecionadas por seu caráter de excentricidade em relação aos parâmetros de legibilidade que norteiam a tipografia clássica, procura-se investigar o modo como, na recepção desses textos, a atenção do leitor é conduzida, simultaneamente, para a materialidade dessas manifestações e para a complexidade do espaço cotidiano.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIlegívelpt_BR
dc.subject.otherDesignpt_BR
dc.subject.otherComunicação socialpt_BR
dc.subject.otherTipografiapt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.titleTipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidianopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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