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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A função do manto do reconhecimento na obra como sinthome em Arthur Bispo do Rosário
Autor(es): Livia Eliana de Britto Rios
primer Tutor: Ana Cecilia de Carvalho
primer miembro del tribunal : Oswaldo Franca Neto
Segundo miembro del tribunal: Jacqueline de Oliveira Moreira
Resumen: Nesta dissertacao sobre a obra como sinthome em Arthur Bispo do Rosario tentaremos mostrar como a construcao do Manto do Reconhecimento parece ter funcionado como um ego construido pelas suas maos de artifice, na tentativa da unificacao precaria no Real da sua fragmentacao interna psicotica. Esse manto, como um paves narcisico, um mecanismo de defesa de um ego realizado, permitiu a sua protecao no que Bispo do Rosario chamava de passagem para o novo mundo. Bispo do Rosario tentava, assim, circunscrever o gozo no Outro e, ao mesmo tempo, participar de sua fruicao, ao se apresentar paramentado como o Cristo da Redencao, na sua apresentacao ao Todo Poderoso, no Dia do Juizo Final. Para esta pesquisa, foram utilizadas principalmente as construcoes lacanianas julgadas importantes. Ao se revisitar Freud, sempre que se fez necessario, buscou-se, a partir de uma possivel articulacao entre os dois autores, uma fundamentacao teorica psicanalítica consistente para a compreensao do enigma da compulsividade de Arthur Bispo do Rosario na reconstrucao do mundo em series interminaveis de objetos. Examinaremos tambem a sua procrastinacao da solucao da morte, como um modo de lidar com o vazio do Real, para sustentacao, mesmo que precaria, da sua vida. Pode-se perceber, ainda, a importancia da obra como sinthome, na funcao de suplencia, desde que necessidade vital na psicose. Foi discutida a extensao da aplicacao da nocao lacaniana de sinthome, em suplencia, segundo outras nomeacoes, alem da orquestrada pela funcao paterna, na construcao e na sustentação subjetivas e na tentativa do estabelecimento de um possivel laco social.
Abstract: In this dissertation on the oeuvre of Arthur Bispo do Rosario, we have considered his artistic productions as a sinthome and intent to demonstrate how his creation of a Recognition Mantle seems to have functioned as an ego that was manufactured by this handcrafter, in anattempt to organize his internal psychotic fragmentation in the Real Register. This Mantle,like a narcissistic paves (shield), an effective defense mechanism of the ego, permitted the Bispo do Rosario to feel protected on the passageway to the new world. In this manner, theBispo tried to circumscribe the Others juissance while also taking pleasure in dressing up as Christ the Redeemer, in his representation of the Almighty on the Final Judgment Day. Research was based on fundamental Lacanian theoretical concepts. Freudian theory was also reviewed, permitting cross-reference between these two authors on consistent psychoanalytical theoretical grounds, in an effort to better comprehend the mysterious compulsion of Bispo do Rosario who strove to reproduce the world in an unending series of objects. We shall also examine the way he procrastinated the death solution, so dealing with the void in the Real Register and, as such, devising a manner to precariously sustain his own life. One can perceive the importance of his oeuvre as a sinthome, in the substitute function, a vital necessity in psychosis. The possibility of applying the Lacanian notion of sinthome, in substitution, is herein discussed according to other nominations that advance beyond the paternal function, editing and sustaining subjectivity and also, attempting to establish social bonds.
Asunto: Psicoses
Psicanálise
Rosario, Arthur Bispo do, 1911-1989
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NYEYG
Fecha del documento: 31-ago-2007
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