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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O conceito bachelardiano de deformação e a compatibilidade lógica entre a psicanálise e a ciência
Authors: Tiago Iwasawa Neves
First Advisor: Paulo Cesar de Carvalho Ribeiro
First Co-advisor: Roberto Pires Calazans Matos
First Referee: Eduardo Dias Gontijo
Second Referee: Julio Eduardo de Castro
Abstract: Abordamos a epistemologia histórica de Gaston Bachelard para demonstrar que a psicanálise mantém uma relação de compatibilidade lógica com a ciência. Esta epistemologia afirma que a atividade científica moderna traz como efeito fundamental uma disjunção entre os campos de problema (científico e ético). A psicanálise foi fundada somente após esta operação de disjunção; a clínica psicanalítica inventada por Freud não propõe um procedimento científico para o sujeito. O problema de uma orientação para o sujeito aparece somente com a matematização da física, a qual acaba por abolir o mundo das qualidades naturais em função de um mundo da precisão. Por isso trata-se de uma compatibilidade lógica, uma vez que a prática psicanalítica não se insere no campo científico, mas sim no campo ético. Tratando-se, então, de problemas distintos, de que maneira a psicanálise é compatível com a ciência? Elas adotam o mesmo princípio para tratar de um problema: a deformação dos conceitos com os quais lidam. Segundo Bachelard, somente em função de um trabalho de deformação é que as primeiras noções e hipóteses tornam-se conceitos. E apenas conceitos produzidos segundo este trabalho é que serão considerados compatíveis com a lógica proposta pela atividade científica moderna. Portanto, é a partir do conceito de deformação que abordaremos o período inicial da obra de Freud anos de fundação da psicanálise procurando demonstrar como os conceitos de inconsciente e sexualidade infantil só surgem em função de um trabalho de deformação.
Abstract: We approach Gaston Bachelards Historical Epistemology to demonstrate that psychoanalysis maintains a relation of logical compatibility with science. This epistemology affirms that the modern scientific activity brings the fundamental effect of the disjunction between different fields (scientific and ethics). The foundation of Psychoanalysis only happened after this disjunction took place; the psychoanalytic method invented by Freud doesnt implie a scientific procedure. The problem of an orientation that should be followed by the subjects only appears with the emergence of the mathematicalphysics model, which ended up by abolishing the world of natural qualities in benefit of a world of precison. Thats why it is a logical compatibility that is in question, once psychoanalytical method is not included within in the scientific field, but in the ethical one. If there is a difference of fields, in which way is psychoanalysis compatible with science? Both fields are based on the same principle: the deformation of the concepts they deal with. According to Bachelard a deformation work is necessary to transform initial notions and hypothesis into concepts. Only concepts produced in accordance to this work can be considered compatible with the logic proposed by modern scientific activity. Therefore we take as a starting point the concept of deformation to approach the initial period of Freuds work the foundation years of the psychoanalysis aiming to demonstrate that the concepts of unconscious and infantile sexuality required the deformation work to emerge.
Subject: Epistemologia
Bachelard, Gaston, 1884-1962 Critica e interpretação
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Ciência Metodologia
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNJCG
Issue Date: 6-Mar-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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