Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Z8P5H
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Representações e ensino de História: imagens de alunos do ensino médio sobre a escravidão negra no Brasil
Autor(es): Simone Calil Ramos
primer Tutor: Lana Mara de Castro Siman
primer miembro del tribunal : Thais Nivia de Lima e Fonseca
Segundo miembro del tribunal: Marcus Vinicius Correa Carvalho
Resumen: Este trabalho teve por objetivo as representações sociais de alunos do ensino médio sobre a escravidão negra no Brasil em suas possíveis relações com os contextos sócio-econômicos e culturais aos quais pertencem. Concepções e conceitos da Nova História Cultural, tais como o de imaginário e representação social, assim como os de apropriação e práticas culturais balizaram a construção deste objeto e sua análise. No que diz respeito ao tema da escravidão negra no Brasil, buscamos apresentar o essencial do debate historiográfico desde o século XIX, assim como as principais imagens da escravidão difundidas por outros meios e instrumentos presentes na nossa sociedade. Para realizar a pesquisa foram selecionadas quatro turmas do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, sob a responsabilidade de um mesmo professor de História e pertencentes a um universo sócio-cultural e econômico bastante heterogêneo. Estes alunos participaram de aulas sobre a escravidão africana no Brasil, em consonância com as novas concepções surgidas, sobretudo, a partir dos anos 80 e que, em muitos aspectos, se valeram de elementos de renovação do ensino de História. Para a identificação e análise das representações, adotamos um conjunto de procedimentos metodológicos e de instrumentos de coleta de dados. Os alunos foram convidados a realizar uma atividade que constituiu na produção individual de uma história fictícia com base em imagens da escravidão negra no Brasil selecionadas por eles dentre um universo de 38 imagens que lhes foram disponibilizadas para análise. Além disso, os sujeitos também responderam a um questionário sócio-econômico e cultural. Junto ao professor das turmas foi realizada uma entrevista. A partir da perspectiva metodológica da análise de conteúdos e da análise textual realizamos as leituras e o exame das narrativas dos alunos para construirmos um "mapa conceitual". Este mapa nos serviu de guia para a realização de nossa análise, permitindo-nos identificar semelhanças e diferenças entre as representações e criar categorias de análise a partir da identificação dos campos de nucleação das histórias narradas. A partir das categorias criadas buscamos caracterizar os grupos sociais que faziam parte de cada uma delas. Nossas análises, dentre outras conclusões, permitiram-nos identificar, entre a maioria dos alunos, a perpetuação de uma visão vitimizadora do escravo e, em um número reduzido de alunos, a presença de elementos que apontam para uma visão mais crítica, que considera a complexidade da vida escrava no Brasil em consonância com a nova historiografia sobre a o tema. nosso estudo também permitiu-nos identificar a presença da variedade de representações entre todos os grupos sócio-econômicos e culturais. Nossos resultados apontam para a necessidade de novas investigações no que se refere à relação entre representações e práticas sociais e aos instrumentos difusores de representações do conhecimento histórico.
Abstract: The object of this work is the social representations of high school students on black slavery in Brazil in its possible relations with the socio-economic and cultural contexts in which they belong to. New ideas and concepts of the New Cultural History, such as the imaginary and social representation, as well as the cultural appropriation and practices guided the construction of this object and its analysis. Concerning the issue of black slavery in Brazil, we present the bulk of the historiographical debate since the nineteenth century, as well as the main slavery images broadcasted by other means and existing instruments in our society. In order to conduct the research, four classes of the 2nd year of high school of Colégio Estadual Central, in Belo Horizonte, on the responsibility of the same History teacher and belonging to a very heterogeneous socio-economic and cultural context were selected. These students participated in classes on African slavery in Brazil, consonantly with the new emerged concepts, mostly from the 80s in Brazil, and in many aspects based on innovation elements of history teaching. We adopted a set of methodological procedures and data collection instruments for the identification and analysis of representations. The students were asked to perform an activity which consisted in the production of a fictional story based on images of black slavery in Brazil selected by themselves from a universe of 38 images which were available for analysis. Moreover, the subjects answered a socio-economic and cultural questionnaire and the class teacher was interviewed as well. From the methodological perspective of content and textual analysis we performed reading and examination of the students narratives to build a conceptual map. This map served as a guide for our analysis, allowing us to identify similarities and differences between the representations and create categories of analysis from the identification of nucleation areas of the stories told. From the categories created, we tried to characterize the social groups that were part of each of them. Our analysis, besides other conclusions, allowed us to identify among the majority of students the perpetuation of a vision of the slave victimizer and among a few students the presence of evidences which indicates a more critical view, which considers the complexity of slave life in Brazil in line with the new historiography about the theme. Our study also allowed us to identify the presence of a variety of representations from all socio-economical and cultural groups. Our results suggest the need for further investigations regarding the relationship between representations and social practices and broadcasting instruments of representation of the historical knowledge.
Asunto: Escravidão
Educação
História Estudo e ensino (Segundo grau)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Z8P5H
Fecha del documento: 29-may-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000760.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.