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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Trajetórias escolares de pretos, pardos e brancos no ensino fundamental: um estudo longitudinal com dados coletados em escolas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste entre 1999 e 2003 Belo Horizonte
Autor(es): Izabel Costa da Fonseca
primer Tutor: Danielle Cireno Fernandes
primer Co-tutor: Jose Francisco Soares
primer miembro del tribunal : Jose Irineu Rangel Rigotti
Segundo miembro del tribunal: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Resumen: Este trabalho analisa a qualidade do tempo de permanência em escolas públicas para estudantes de ensino fundamental do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sob a perspectiva racial. São verificadas diferenças entre pretos, pardos e brancos quanto a trajetórias escolares, probabilidade de evasão, probabilidade de atraso escolar e proficiência em testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática. Foram utilizados dados da única pesquisa longitudinal sobre educação realizada em séries finais do ensino fundamental no Brasil, que foi conduzida pelo INEP entre 1999 e 2003. Os dados foram analisados por meio da tipificação de trajetórias escolares, da análise de sobrevivência quanto ao tempo de permanência dos estudantes de diferentes estratos sociais nas escolas da amostra e da utilização de modelos de regressão hierárquicos. Encontramos evidências de que há uma proporção maior de pretos do que de pardos ou brancos em trajetórias de fracasso escolar. Além disso, nas escolas da amostra, os pretos têm desvantagens em relação aos brancos e pardos em relação à proficiência em todos os anos da pesquisa, mesmo com o controle de variáveis indicadoras de sua origem socioeconômica e proficiência inicial. Estes resultados indicam que as categorias pretos e pardos não devem ser agregadas nas análises sobre indicadores educacionais. Em relação à probabilidade de atraso escolar, encontramos diferenças significativas entre brancos e não-brancos, mas não entre pretos e pardos. Nãoforam verificadas diferenças raciais quanto à probabilidade de evasão escolar
Abstract: This study analyses the quality of the time of permanence in elementary public schools for students from the North, Northeast and Mid-West of Brazil, under a racial perspective. Differences among black, mestizos and white concerning their schooling trajectories, length of permanence in the schools, drop out probabilities, schooling delay and grades in standard Portuguese Language and Mathematics test scores were verified. The data used was obtained from the only one longitudinal research about education in the final grades of elementary school in Brazil, conducted by INEP between 1999 and 2003. The data was analysed through the coding of school trajectories, survival analysis of the time length permanence of students from different social strata and the use of hierarchical regression models. We found evidence that, in school failure trajectories, the proportion of black is larger than the ones for mestizos or white students. Besides, in the sampled schools, black students have disadvantages in relation to white and mestizos for school grade in all years of the research, even when controlling for variables related to their socioeconomic origin and initial proficiency. Those results indicate that the black and mestizos categories should not be aggregated in educational analysis. Concerning the probability of school delay, we found significative differences among white and non-white, but not among black and mestizos. Racial differences regarding the probability of dropping out school were not found.
Asunto: Sociologia
Relações raciais
Ensino fundamental
Estratificação social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8EKRJM
Fecha del documento: 26-feb-2010
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